
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou um balanço atualizado sobre a infraestrutura que atende a atual temporada de cruzeiros nacional.
Segundo a pasta, o setor portuário atraiu R$ 5,81 bilhões em investimentos privados apenas em 2025. Parte do montante, que leva em consideração autorizações para novos terminais e ajustes contratuais, será destinado a operações de cruzeiros.
O MPor ainda destacou o fluxo de passageiros na costa brasileira nessa temporada, com 160 roteiros conectando destinos nacionais e da América do Sul até abril.
Além dos aportes diretos, o governo destacou o resultado dos oito leilões portuários realizados no último ano, que totalizaram R$ 10,3 bilhões em investimentos.
Entre os empreendimentos contemplados está o Terminal Marítimo de Passageiros de Maceió, que foi passado à iniciativa privada e deve receber recursos para sua modernização da estrutura e ampliação da capacidade.
Próximo passo: leilão em Recife
O MPor confirmou que o Porto do Recife, que mantém escalas regulares nesta temporada, passará por mudanças na gestão.
Como noticiado pelo Portal World Cruises, o terminal foi incluído no primeiro bloco de leilões de 2026 e deve ser licitado em fevereiro.

A operação visa assegurar melhorias na infraestrutura dedicada aos cruzeiristas e fortalecer o turismo marítimo na região, disse o MPor.
“O turismo de cruzeiros cresce quando há planejamento, investimentos e segurança regulatória. Nosso trabalho é preparar os portos brasileiros para oferecer estruturas modernas, eficientes e integradas às cidades, gerando desenvolvimento e oportunidades”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Governo marca leilão do terminal de cruzeiros do Porto do Recife; veja detalhes do edital
Mapa da temporada
O Ministério ainda destacou o mapa atual dos cruzeiros na costa brasileira, que conta com seis portos de embarque e desembarque de passageiros, além de outras paradas para escala em trânsito.
Portos de embarque:
- Santos (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Salvador (BA)
- Maceió (AL)
- Itajaí (SC)
- Balneário Camboriú (SC)
Principais escalas para trânsito de passageiros:
- Angra dos Reis e Ilha Grande (RJ)
- Búzios (RJ)
- Ilhabela (SP)
- Ilhéus (BA)
- Porto Belo (SC)
- Recife (PE)
Segundo a pasta, o sistema portuário nacional movimentou 1,16 bilhão de toneladas entre janeiro e outubro de 2025, número que confirma sua capacidade de atender tanto às demandas da logística quanto ao transporte de passageiros.
Confira as escalas em todos esses destinos na seção do Portal World Cruises dedicada aos destinos da temporada brasileira:
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de MPort) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella













