
Os dois maiores navios de cruzeiro do mundo foram forçados a realizar mudanças de itinerário quase idênticas com apenas um mês de diferença.
Operados pela Royal Caribbean International, os gêmeos Icon of the Seas e Star of the Seas precisaram inverter por completo seus roteiros no Caribe por conta de furacões.
O caso mais recente foi o do Icon of the Seas, que teve seu roteiro do último dia 25 alterado por conta do Furacão Melissa.
A embarcação tinha previsto um cruzeiro pelo Caribe Leste, mas mudou totalmente sua rota para evitar a então tempestade tropical, seguindo para o Caribe Oeste. A situação repete o que ocorreu com o Star of the Seas no final de setembro.
A mudança de rota do Icon of the Seas

A Royal Caribbean notificou os passageiros do Icon of the Seas horas antes do embarque em Miami, no dia 25 de outubro, informando sobre a alteração.
O navio, que tem capacidade para até 7.600 hóspedes, tinha previstas escalas em Philipsburg, em St. Maarten, e em Charlotte Amalie, em St. Thomas, além de Perfect Day at CocoCay, nas Bahamas.
“Nosso comamdante, juntamente com nosso Meteorologista Chefe, Craig Setzer, tem monitorado a Tempestade Tropical Melissa”, informou a companhia no comunicado.
“Para evitar com segurança os impactos da tempestade […], decidimos mudar nosso itinerário para o Caribe Oeste“, acrescentou a Royal Caribbean.
Com a mudança, o novo roteiro do Icon incluiu escalas em Cozumel, no México, e Roatán, nas Honduras. Já a parada na ilha privativa da Royal Caribbean nas Bahamas foi mantida, mas teve seu horário ajustado.
Considerado um dos mais fortes da história, o Furacão Melissa impactou um grande número de navios no Caribe, cancelando cancelamento de escalas e mudança de roteiros para mais de 12 embarcações.
‘Déjà vu’ do Star of the Seas

A alteração é uma repetição quase exata do que aconteceu com o Star of the Seas no final de setembro. Naquela ocasião, o navio também teve seu roteiro de Caribe Leste cancelado devido à então Tempestade Tropical Imelda.
O sistema depois se tornou um furacão, impedindo as escalas previstas em St. Maarten, St. Thomas e CocoCay. Assim como o Icon, o Star of the Seas também foi redirecionado para o Caribe Oeste, realizando escalas em Cozumel e Roatán.
O navio da Royal Caribbean voltou a ter seu itinerário afetado em outubro, mudando escalas para evitar os impactos da Tempestade Tropical Jerry.
Maior navio do mundo é forçado a mudar completamente o roteiro para fugir de tempestade
Impacto nos maiores navios do mundo
Com quase 250 mil toneladas brutas cada, os navios da classe Icon lideram o ranking dos maiores do mundo em 2025.
Comissionados em 2023 e 2025, respectivamente, o Icon e o Star realizam cruzeiros partindo de Miami e Port Canaveral, nos EUA. Cada navio tem capacidade para mais de 7 mil passageiros, além de cerca de 2 mil tripulantes.
Em ambos os casos, a Royal Caribbean informou que todas as excursões pré-pagas para os portos cancelados foram automaticamente reembolsadas aos passageiros.
Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Royal Caribbean Blog) / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean (capa) e Daniel Capella













