O navio de expedição Exploris One está sendo vendido em um leilão virtual aberto a interessados de qualquer parte do mundo.

A embarcação, que pertence à massa falida da francesa Exploris Expeditions & Cruises, foi listada no site Interencheres, uma plataforma francesa de vendas públicas. Clique aqui para ver o anúncio e dar um lance.

De acordo com a Cruise Industry News, o leilão é organizado pela casa Ouest Enchères Publiques, de Nantes. Os lances virtuais podem ser submetidos através do site até às 7h (horário da França) do dia 30 de janeiro de 2026.

Ainda de acordo com o site norte-americano, um valor mínimo para arremate não foi divulgado pela plataforma de vendas. A venda, no entanto, está sujeita a uma taxa judicial de 14% sobre o valor final.

O site da leiloeira informa que interessados poderão agendar visitas a bordo da embarcação, que está atualmente atracada no porto de Caen, no norte da França.

O que está à venda

Exploris Expeditions recuperação judicial
Exploris One foi construído no final dos anos 1980

O Exploris One é um navio de pequeno porte projetado para cruzeiros de expedições em áreas remotas e polares.

Com cerca de 6.130 toneladas, tem capacidade para 132 passageiros e entrou em operação em 1989. Durante boa parte de sua carreira, o navio operou como Silver Explorer, sendo parte da frota de ultra luxo da Silversea.

A Exploris adquiriu o navio junto à empresa, que é atualmente parte do Grupo Royal Caribbean, em 2023. Durante suas operações para a companhia francesa, o navio chegou a visitar o Brasil.

A passagem pelo litoral nacional aconteceu em abril de 2024, quando a embarcação realizou escalas em destinos como Recife e Ilha Anchieta.

Motivo da venda

Exploris Expeditions falência
Navio ia passar por manutenção nas Canárias

O leilão ocorre como parte do processo de liquidação da Exploris Expeditions & Cruises, empresa que havia lançado operações no fim de 2023.

Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, a empresa teve sua falência decretada pela justiça francesa em outubro de 2025.

De acordo com seus proprietários, o colapso financeiro foi provocado pelo cancelamento inesperado de um contrato de afretamento com um operador canadense. O acordo, estimado em US$ 20 milhões, financiaria os próximos meses de operações do Exploris One.

Sem o capital, a empresa não conseguiu pagar credores e o navio — que passava por manutenção nas Ilhas Canárias — acabou arrestado. O lucro da venda deve ser agora utilizado para abater as dívidas da Exploris.

Companhia de cruzeiros que esteve no Brasil em 2024 declara falência; navio será vendido

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Exploris