
A Ilha do Mel, no litoral do Paraná, pode se tornar o mais novo destino na rota dos grandes navios de cruzeiro da temporada brasileira.
A possibilidade surge após o sucesso de uma escala inicial de um navio de luxo e, principalmente, de uma mudança na legislação que dobrou a capacidade de visitantes no local.
A avaliação foi feita por Marco Ferraz, presidente executivo da CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), em entrevista exclusiva ao Portal World Cruises durante o Seatrade Global, em abril.
A ilha se prepara para receber, nesta quinta-feira (16/10), a segunda escala de sua história, que será realizada pelo Scenic Eclipse.
Após estreia em abril, Ilha do Mel se prepara para receber o 2º navio de sua história
A mudança que abre as portas para os grandes navios

Localizada em uma área de preservação, a ilha conta com um limite de visitantes diário. A mudança deste número é o principal fator que viabiliza a chegada de navios maiores, explicou Ferraz.
Antes fixado em 5 mil, o limite passou a ser de 10 mil pessoas. Segundo o presidente executivo da CLIA Brasil, essa nova capacidade é suficiente para absorver o desembarque de um navio da temporada regular de cabotagem.
“Antes esse limite era de cinco mil pessoas”, explicou Ferraz. “Como as escalas são em dias de semana, que tem menos pessoas, eu acho que não vamos ter problema nenhum com a chegada de um navio até dos grandes de cabotagem”, acrescentou.
O ‘sucesso’ do projeto piloto com o Scenic Eclipse

O caminho para a Ilha do Mel se tornar um destino de cruzeiros foi aberto pelo Scenic Eclipse. O mega yacht foi o primeiro navio da história a realizar uma escala no local, em março deste ano.
“A gente teve a felicidade de lançar Ilha do Mel recentemente e a primeira escala foi um sucesso“, disse Ferraz, destacando o sucesso da primeira parada.
Para Ricardo Alves, diretor-geral da Velle Representações, que representa a Scenic no Brasil, a escala pioneira foi um marco. “Essa escala mostra que o Brasil tem potencial e estrutura para integrar, cada vez mais, as grandes rotas globais de cruzeiros de luxo”, afirmou na ocasião.
Scenic Eclipse se torna primeiro navio de cruzeiros a visitar Ilha do Mel
Novos destinos na pauta da CLIA Brasil

A prospecção de novos destinos é um tema central para a indústria de cruzeiros, de acordo com Marco Ferraz.
Segundo ele, a CLIA Brasil também estuda e negocia a inclusão de cidades como Penha, em Santa Catarina, e Vitória, no Espírito Santo, nos futuros itinerários da temporada brasileira.
Cansado dos mesmos roteiros? Conheça as cidades que podem entrar no mapa dos cruzeiros no Brasil
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Portos do Paraná