O Porto de Fortaleza recebeu, neste sábado (14/2), o Artania, da operadora alemã Phoenix Reisen. A embarcação, que atracou no Terminal Marítimo de Passageiros (Termap) vinda de Barbados, no Caribe, marca o encerramento oficial da temporada de cruzeiros 2025/2026 na capital cearense.

Com 42 anos de operação, o Artania é uma das embarcações mais antigas ainda em atividade no mundo. O navio carrega uma curiosidade: foi lançado em 1984 como Royal Princess e batizado pela Princesa Diana antes de entrar em operação para a Princess Cruises.

A embarcação permaneceu no berço 106 do Porto do Mucuripe até as 18h, quando seguiu viagem rumo a Recife. A bordo, viajam cerca de 1.200 passageiros e 510 tripulantes, majoritariamente de nacionalidade alemã.

Conheça o navio e suas características:

Artania

Balanço da temporada em Fortaleza

temporada de cruzeiros Fortaleza 2026
Artania entrou em operação nos anos 1980

A escala do Artania marca o encerramento da temporada de cruzeiros em Fortaleza. Segundo levantamento exclusivo do Portal World Cruises, a estação 2025/2026 registrou uma queda de 50% no número de escalas em comparação ao período anterior.

Ao todo, a cidade recebeu apenas cinco paradas de cinco navios diferentes: o SH Vega, o Seven Seas Splendor, o Oceania Vista, o AIDAmar e o próprio Artania. Na temporada 2024/2025, o porto havia registrado 10 escalas, incluindo gigantes como o Majestic Princess e o tradicional Queen Victoria.

Fortaleza terá metade das escalas de cruzeiro na temporada 2025/2026; veja a programação completa

Perfil dos visitantes

Diferente de outros portos brasileiros, a programação em Fortaleza foi composta exclusivamente por navios de longo curso em viagens internacionais. Não houve escalas de navios que fazem a temporada regular no Brasil na capital cearense durante seus itinerários regulares ou suas viagens de travessia.

O Porto de Fortaleza agora entra em hiato de cruzeiros, aguardando o início da próxima temporada no segundo semestre de 2026.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal World Cruises no WhatsApp!

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Porto de Fortaleza) / Imagens (©) Copyright Porto de Fortaleza