O Comando Operacional Conjunto MARAJOARA, estrutura que integra Marinha, Exército e Força Aérea, realizou uma vistoria técnica no Terminal Portuário de Outeiro, em Belém (PA), no último dia 22.

De acordo com comunicado de imprensa, o objetivo da ação foi avaliar os aspectos logísticos e de segurança do local, que será o ponto de atracação de dois navios de cruzeiro durante a COP 30, em novembro.

O MSC Seaview e o Costa Diadema, contratados pelo Governo Federal, servirão como hotéis flutuantes, hospedando até seis mil pessoas durante a conferência.

Inspeção das obras e acesso ao terminal

terminal de cruzeiros Belém COP30
Militares inspecionam futuras instalações do terminal

A comitiva da Marinha do Brasil, composta por militares dos setores de inteligência, operações e logística, inspecionou as obras em andamento no terminal.

Os trabalhos incluem a duplicação do píer e a instalação de novos dolfins de atracação, além da construção de dois galpões para a recepção e desembarque dos hóspedes.

Durante a visita, também foram avaliadas as condições de acesso ao local, incluindo a Ponte Governador Enéias Pinheiro e a nova ponte estaiada sobre o Furo do Maguari. Com 414 metros de extensão e em fase final de construção, a nova ponte é considerada estratégica para o deslocamento dos participantes do evento.

Logística e tempo de deslocamento

Com a conclusão da nova ponte, o percurso entre o terminal de Outeiro e o Parque da Cidade, local que concentrará a maior parte das atividades da COP 30, terá cerca de 18 km. A estimativa é que o trajeto possa ser percorrido em aproximadamente 30 minutos por transporte coletivo.

A vistoria contou com o apoio da Companhia Docas do Pará, responsável pelo porto de Belém, que forneceu informações para o planejamento das ações de segurança. Segundo o Comando MARAJOARA, as atividades de coordenação continuarão nas próximas semanas para garantir a plena integração entre os órgãos envolvidos.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (adaptado de Marinha do Brasil) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Marinha do Brasil