
A Exploris Expeditions & Voyages, companhia francesa de cruzeiros de expedição cujo navio Exploris One visitou o Brasil em abril de 2024, entrou com um pedido de recuperação judicial na França.
De acordo com a imprensa local, a empresa enfrenta dificuldades financeiras após o cancelamento de um grande contrato de afretamento.
Ainda segundo fontes locais, a companhia foi colocada sob administração judicial pelo Tribunal de Comércio de Nantes no final de setembro. O processo padrão permite que uma empresa continue operando enquanto busca uma solução para suas dívidas.
O cancelamento de um contrato de US$ 20 milhões
A principal causa da crise, segundo os executivos da Exploris, foi o cancelamento de última hora de um contrato de afretamento de três anos, no valor de US$ 20 milhões, com a empresa canadense Adventure Canada.
“Infelizmente, temos um pequeno problema de fluxo de caixa que foi exacerbado por este cancelamento […], o que tornou as coisas extremamente difíceis para nós”, disse o vice-presidente da empresa, Éric Lustman, em declaração ao jornal Ouest-France.
Ainda segundo o jornal, a Adventure Canada teria cancelado o acordo devido a uma taxa de ocupação abaixo do esperado.
Baixa ocupação e o futuro da empresa

A baixa ocupação também foi um fator para a crise, acrescentou o jornal citando o presidente e co-fundador da Exploris, Philippe Videau.
Em entrevista anterior ao Ouest-France, o veterano do setor – que também fundou a Ponant – afirmou que a companhia teve apenas 50% de ocupação em seus cruzeiros na primeira parte do ano.
A empresa busca agora um aporte de quatro milhões de euros de novos investidores para viabilizar seu plano de recuperação.
Caso o plano não seja aprovado, a companhia pode entrar em processo de liquidação judicial, explicou o portal TourMag.
Apesar da situação, foi informado que a próxima temporada de cruzeiros na Antártica está mantida e acontecerá como programado.
A passagem do Exploris One pelo Brasil
A Exploris Expeditions & Voyages foi anunciada em 2021 e iniciou suas operações em 2023 com um único navio, o Exploris One – o antigo Silver Explorer, adquirido da Silversea.
Em abril de 2024, durante sua fase inicial de operações, o navio de luxo realizou escalas no Brasil, visitando destinos como Recife, em Pernambuco, e a Ilha Anchieta, em São Paulo.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Exploris