Programação de Escalas de Navios de Cruzeiro em Belém na temporada 2025/2026​

Programação de Escalas de Navios de Cruzeiro em Belém
Saga Pearl II da britânica Saga Cruises atracado no Armazém 4 da Companhia Docas do Pará, ao lado do Mercado Ver-o-Peso, em foto de Gilmar Nazaré Guedes Leal

Belém é uma das principais paradas para navios de cruzeiro na região amazônica do Brasil. 

A capital paraense costuma receber escalas regulares de navios em trânsito, que realizam viagens internacionais voltadas a passageiros estrangeiros. 

Tanto navios de grande porte como embarcações menores de expedição passam pela cidade. Estes últimos também tem histórico de realizar embarque em Belém, iniciando cruzeiros rumo ao Amazonas ou o Caribe. 

Belém disponibiliza alguns pontos diferentes para a operação de cruzeiros. A maior parte dos navios fundeia na Baía do Guarajá, realizando transporte de hóspedes via barcos auxiliares. 

Os passageiros podem desembarcar tanto no Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci, como na região do Mercado Ver-o-Peso, próximo à Estação das Docas. Alguns navios menores também costumavam atracar nesta última área, mas a operação não vem sendo realizada nos últimos anos. 

Belém deve ganhar um terminal de cruzeiros moderno em área mais distante ao centro da capital, em obra relacionada à COP30. 

Construída com investimento de R$180 milhões, a infraestrutura servirá como base para os navios que atuaram como hotéis flutuantes na cidade durante o evento da ONU. 

O Governo do Pará promete a construção de um novo píer de 710 metros de comprimento, além de uma área de recepção para apoiar as operações de hóspedes e tripulantes.

Confira, a seguir, a lista com todas as escalas em Belém na atual temporada de cruzeiros:

 

Raio-X da Temporada 25/26 em Belém

O grande destaque da temporada 2025/2026 será a operação dos navios que servirão como hotéis flutuantes para a COP30

Fazendo suas primeiras escalas na capital paraense, o Costa Diadema e o MSC Seaview se tornarão também os maiores navios da história do porto. 

Operados, respectivamente, pela Costa Cruzeiros e pela MSC Cruzeiros, os navios devem permanecer atracados no novo Terminal de Cruzeiros de Outeiro por cerca de um mês. 

Também entre as maiores que visitam o litoral brasileiro, as embarcações tem capacidade para mais de 5 mil passageiros cada, além de cerca de 150 mil toneladas. 

O MSC Poesia atualmente detém o título de maior navio a ter visitado Belém

Belém ainda recebe outras escalas de navios de alto padrão e expedição, incluindo o Seven Seas Splendor, que é considerado um dos mais luxuosos do mundo. 

Outro destaque da programação é a visita do Oceania Vista, que será um dos mais novos navios a visitar o Brasil na temporada. Construída em 2023, a embarcação de alto padrão passa por Belém durante viagem de volta ao mundo. 

Navios como o Volendam, da Holland America Line, o Azamara Quest, da Azamara Voyages, e o SH Vega, da Swan Hellenic, também por Belém entre outubro e março. 

Belém ainda recebe o Artania da Phoenix Reisen, que é considerado um dos navios de cruzeiro mais antigos do mundo.

Programação de Escalas de Navios de Cruzeiro em Belém

Confira as escalas de navios de cruzeiro em Belém na temporada 2025/2026:

Próximas Escalas | Belém

DataNavioHorário !Os horários podem sofrer alterações.
23/10 (QUI)SH Vega08:00 – 18:00
5/11 a 22/11 (SÁB)Costa Diadema07:00 – 17:00
5/11 a 22/11 (SÁB)MSC Seaview07:00 – 17:00
12/1 (SEG)Volendam08:00 – 17:00
15/1 (QUI)Oceania Vista08:00 – 16:00
22/1 (QUI)Azamara Quest08:00 – 17:00
12/2 (QUI)Artania08:00 – 20:00
4/3 (QUA)Seven Seas Splendor10:00 – 20:00

Clique no nome dos navios para acessar página individual com mais informações da embarcação, além de características e outras escalas no Brasil. 

As informações da programação completa de escalas de navios de cruzeiro em Belém foram compiladas pelo Portal World Cruises, com base informações de companhias de cruzeiro, terminais de cruzeiro, autoridades portuárias e agências marítimas. A tabela pode sofrer alterações, especialmente antes do início da temporada.

Sua reprodução por terceiros é expressamente proibida.