
O Terminal de Cruzeiros de Maceió foi arrematado pelo Consórcio Britto-Macelog II em leilão realizado no último dia 22, na B3, em São Paulo.
Em comunicado de imprensa do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor), o consórcio foi descrito como uma empresa “genuinamente alagoana” que venceu o certame com uma oferta de R$ 50 mil pela outorga.
A concessão, válida por 25 anos, prevê investimentos estimados em R$ 3,75 milhões para a modernização e expansão da estrutura, que é um dos principais pontos de recepção de cruzeiros do Nordeste.
O plano de modernização

O projeto de modernização do Terminal de Cruzeiros Maceió visa ampliar a capacidade de atendimento, que, segundo o MPor, está hoje limitada a 612 passageiros por dia.
O terminal, que movimenta mais de 100 mil passageiros por temporada, ainda poderá passar a integrar novos roteiros após receber por diversas melhorias estruturais em sua área de 5.678 m².
O plano contempla:
- A construção de um novo estacionamento com 112 vagas;
- Pavimentação e sistema de drenagem na área externa;
- Aquisição de novos mobiliários, como cadeiras, mesas e sofás;
- Novos sistemas de controle de passageiros e bagagens;
- Implantação de novos equipamentos de segurança e combate a incêndio.
Após ter sua construção iniciada em 2019, o Terminal de Cruzeiros de Maceió foi inaugurado em 2021 com escala do MSC Seaside. Confira notícia da época:
Escala do MSC Seaside inaugura novo terminal de cruzeiros de Maceió
‘Porto mais competitivo’, diz consórcio
O leilão foi promovido pelo MPor e pela Antaq. André Luiz Filho, administrador da Macelog II, parte do consórcio vencedor, celebrou o resultado.
“Confiamos que vamos fazer um porto mais competitivo e que vamos trazer mais desenvolvimento ao porto de Maceió”, afirmou.
Luiz Filho também mencionou a “rica história do porto,” afirmando que o local foi inaugurado em 1940 por Getúlio Vargas e recebeu a escritora Clarice Lispector, sugerindo o nome dela para o terminal.
“É com muita resiliência, pois sabemos das dificuldades, mas temos feito desenvolvimentos principalmente no turismo. Alagoas venceu“, acrescentou.
O ministro Silvio Costa Filho destacou que a concessão faz parte de uma estratégia nacional para revitalizar terminais e impulsionar a geração de empregos. “O mundo quer bons projetos, e o Brasil tem”, disse o ministro sobre as concessões portuárias deste ano.
Temporada em Maceió terá 35 escalas

O terminal de cruzeiros de Maceió deve receber 35 escalas durante a temporada 2025/2026, incluindo paradas regulares do maior navio em águas nacionais, o MSC Seaview. Confira mais detalhes:
Maior navio da temporada terá escalas semanais em Maceió; veja a programação completa de cruzeiros
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Ministério dos Portos e Aeroportos) / Imagens (©) Copyright Governo do Estado do Alagoas e Daniel Capella













