
O Disney Destiny, mais novo navio da Disney Cruise Line, deixou o estaleiro Meyer Werft, na Alemanha, na última semana, em uma das operações mais complexas da indústria naval.
Para chegar ao oceano, a embarcação de 144 mil toneladas brutas precisou navegar 32 quilômetros de ré por trechos estreitos do Rio Ems.
A manobra, conhecida como “conveyance”, foi concluída com sucesso na noite do dia 20 de setembro, quando o navio chegou ao porto de Eemshaven, na Holanda, inclusive antes do previsto. No local, o Disney Destiny passará pela fase final de acabamento antes de ser oficialmente entregue à companhia.
Por que a viagem é feita de ré?

O estaleiro Meyer Werft fica localizado em Papenburg, no interior da Alemanha, para proteger as instalações das intensas tempestades do Mar do Norte.
Por essa razão, os navios recém-construídos precisam realizar a jornada pelo Rio Ems para chegar ao mar.
A navegação com a popa à frente, ou seja, de ré, é necessária para garantir maior controle e manobrabilidade com o auxílio de rebocadores em trechos de curvas e passagens estreitas.
A jornada pelo Rio Ems
A operação do Disney Destiny começou na noite de 19 de setembro e durou cerca de 24 horas. Com o auxílio de dois rebocadores e uma equipe de pilotos especializados, o navio passou por eclusas e pontes em cidades como Papenburg, Weener e Leer.
A viagem transcorreu sem problemas, auxiliada por boas condições climáticas e níveis de água favoráveis no rio. A manobra marcou também a primeira navegação do navio em águas marítimas, após a construção no interior alemão.
Além do Disney Destiny, a Disney Cruise Line deve receber outros seis navios nos próximos anos, incluindo o Disney Adventure, que teve sua temporada inaugural adiada recentemente.
Prestes a se tornar o maior da frota da companhia, o navio terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas e navegará exclusivamente no Sudeste Asiático.
Próximos passos: testes de mar e viagem inaugural

Agora atracado em Eemshaven, o Disney Destiny receberá os últimos retoques em suas áreas internas e passará por uma série de inspeções. A próxima etapa de sua construção serão os testes de mar, quando os sistemas e o desempenho do navio serão avaliados em mar aberto.
Após a entrega oficial, o navio iniciará sua travessia para os Estados Unidos. A viagem inaugural do Disney Destiny está marcada para 20 de novembro de 2025, partindo de Fort Lauderdale, na Flórida.
O primeiro cruzeiro será um roteiro de 4 noites para as duas ilhas privativas da Disney nas Bahamas: a Disney Lookout Cay at Lighthouse Point e a Disney Castaway Cay.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Disney Cruise Line/Meyer Werft) / Imagens (©) Copyright Disney Cruise Line