
O segundo navio de cruzeiro da temporada 2025/2026 já chegou ao Brasil. O Seabourn Venture, embarcação de expedição de ultra luxo, atracou em Belém do Pará no último domingo, dia 12 de outubro.
A chegada marca o início da programação do navio no país, que inclui roteiro pela Bacia Amazônica antes de seguir para outros destinos na costa brasileira.
Roteiros de expedição pela Amazônia
Após sua chegada em Belém, o Seabourn Venture iniciou o primeiro de seus cruzeiros pela região amazônica.
O navio realiza uma viagem de nove noites com ida e volta à capital paraense, além de paradas em locais como Macapá e Santarém. O itinerário ainda conta com dias dedicados à exploração da região, no que a Seabourn chama”Amazon Experience”.
Durante a operação, os passageiros utilizam a frota de botes Zodiacs para desembarcar e visitar áreas remotas, acompanhados por uma equipe de cerca de 25 especialistas, incluindo cientistas e naturalistas, que viajam a bordo.
Um navio de expedição de ultra luxo

Comissionado em 2022, o Seabourn Venture foi projetado especificamente para cruzeiros de expedição em destinos remotos, possuindo casco reforçado para gelo e outros equipamentos para navegação em águas polares e tropicais.
Com capacidade para apenas 264 hóspedes e 23 mil toneladas brutas, o navio oferece uma experiência de ultra luxo, com suítes que incluem opções duplex com paredes de vidro e diversas opções de restaurantes e bares.
Próximas escalas no Brasil
Após concluir seus roteiros amazônicos no final de outubro, o Seabourn Venture seguirá viagem pela costa brasileira. Sua programação inclui escalas em Salvador, no dia 8 de novembro, e no Rio de Janeiro, no dia 11 de novembro, antes de continuar rumo ao sul do continente.
O navio ainda tem previstas escalas em destinos como Balneário Camboriú e Recife no mês de abril de 2026.
Contexto da temporada

A chegada do Seabourn Venture ocorre uma semana após o Scenic Eclipse ter aberto oficialmente a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, em Recife.
A temporada de cabotagem, com foco no público nacional, terá início no próximo dia 26 de outubro, com a primeira viagem do MSC Preziosa partindo de Santos.
Além do Eclipse e do Venture, outros dois navios visitaram o Brasil sem passageiros nas últimas semanas: o National Geographic Explorer e o Roald Amundsen. Operado pela HX Expeditions, este último visita o porto de Fortaleza em escala técnica neste sábado (18/10).
É oficial: temporada de cruzeiros 2025/2026 está aberta; veja como foi a chegada do 1º navio
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Manauscult e Daniel Capella