O primeiro navio da temporada 2025/2026 da Costa Cruzeiros está oficialmente a caminho do Brasil. O Costa Favolosa parte neste domingo, 2 de novembro, de Gênova, na Itália, para dar início à sua viagem de travessia de 21 noites rumo a Santos.

A chegada da embarcação, prevista para o final do mês, marcará o começo das operações da companhia italiana no país.

Junto ao Costa Diadema, o Favolosa será um dos dois navios da Costa na América do Sul para a temporada, que segue até meados de abril.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A longa jornada: 21 noites entre a Europa e o Brasil

Navio da Costa Cruzeiros em Marselha, na França

Encerrando seus itinerários de outono no Mediterrâneo, o Costa Favolosa realiza um roteiro de travessia que inclui escalas em diversos portos da Europa e África antes de cruzar o Atlântico.

A viagem parte de Gênova (Itália) e visita Marselha (França), Barcelona e Cádiz (Espanha), Lisboa e Funchal (Portugal), Tenerife (Ilhas Canárias) e Praia (Cabo Verde).

A primeira parada em águas brasileiras será em Recife, no dia 18 de novembro. Em seguida, o navio faz escalas em Maceió, Salvador e Rio de Janeiro, antes de finalizar a travessia em Santos no dia 23 de novembro.

Oferta gastronômica renovada e nova aparência

Costa Diadema
Archipelago substituiu o Ristorante Samsara a bordo do Costa Favolosa

O Costa Favolosa passou por uma grande revitalização em 2022, que acrescentou diversas novidades a seus interiores e áreas públicas.

Além de alterar significativamente a oferta gastronômica do navio, a modernização também substituiu parte da decoração original, que tinha como tema os “contos de fada”, por um visual mais sóbrio.

Entre as principais adições estão três novos restaurantes de especialidade:

  • Archipelago: restaurante de alta gastronomia com menus assinados por três chefs com estrelas Michelin: Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León;
  • Sushino at Costa: um sushi bar que substituiu o antigo Bar Classico Montespan;
  • Teppanyaki: restaurante de culinária japonesa criado em parte do cassino.

Outras áreas também foram atualizadas: a antiga cafeteria agora é uma Gelateria Amarillo, e o espaço do simulador de Fórmula 1 deu lugar ao Sunset Lounge, um novo bar com pista de dança e áreas internas e externas. Confira mais detalhes da revitalização em matéria da época:

Após reforma, Costa Favolosa virá ao Brasil com novos restaurantes, bares e áreas públicas

A temporada no Brasil: mini-cruzeiros, Prata e Temáticos

cruzeiros Ilhabela
Navio da Costa Cruzeiros em Ilhabela, um dos destinos que serão visitados pelo Favolosa

A temporada brasileira do Costa Favolosa será dividida em duas etapas. Ao chegar a Santos em 23 de novembro, iniciará uma programação com mini-cruzeiros de 3 e 4 noites pelo Sudeste, com paradas em Ilhabela, Balneário Camboriú e Porto Belo.

As viagens serão realizadas entre os meses de novembro e dezembro. Neste período, o navio também receberá o cruzeiro temático OnBoard Experience, focado em poker e música. Com três noites, a viagem navega entre Santos e Buenos Aires, a partir do dia 13 de dezembro.

No final de dezembro, a embarcação se transfere para o Rio de Janeiro, de onde passa a realizar roteiros de 8 e 9 noites rumo ao Prata, visitando portos na Argentina e Uruguai, além de outros destinos brasileiros. As viagens mais longas serão oferecidas até o final da temporada do Favolosa na região, que acaba em março de 2026.

Contagem regressiva! Temporada da Costa no Brasil começa em menos de 1 mês; veja navios e cruzeiros

Segundo navio da temporada

abertura temporada cruzeiros Santos 2025/2026
MSC Preziosa abriu a temporada de cabotagem em Santos no último dia 26

A chegada do Costa Favolosa ocorrerá quase um mês após o início oficial da temporada de cabotagem no Brasil, que foi aberta pelo MSC Preziosa no dia 26 de outubro.

O segundo navio da Costa, o Costa Diadema, iniciará suas operações de cabotagem um pouco mais tarde, no final de novembro.

Ainda que já esteja se dirigindo ao Brasil, o navio servirá inicialmente como hotel flutuante na COP30 em Belém. Após o evento, o Diadema segue para a região Sudeste sem passageiros a bordo, iniciando posteriormente uma série de roteiros com embarques em Santos e Itajaí.

A caminho de Belém: Costa Diadema parte da Itália para operação inédita como hotel na COP30

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella