
O Costa Diadema iniciou, nesta sexta-feira (24/10), sua viagem rumo a Belém, onde terá um papel inédito: servir como hotel flutuante durante a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
A partida do navio do porto de Savona, na Itália, foi confirmada pela Costa Cruzeiros em suas redes sociais. De acordo com a companhia, o navio chega a Belém no dia 4 de novembro.
Com o cancelamento de seu cruzeiro de travessia, o Costa Diadema travessa o Atlântico sem passageiros a bordo, seguindo apenas com tripulantes.
Junto ao MSC Seaview, a embarcação será uma das duas contratadas pelo Governo Federal para aumentar a oferta de leitos durante o evento que receberá representantes de diversas partes do globo.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Belém na temporada 2025/2026
A missão: hotel flutuante no ‘maior evento climático do planeta’

Em uma série de posts, a Costa Cruzeiros destacou também a importância da operação e do evento das Nações Unidas.
“O Costa Diadema servirá como um hotel flutuante durante o maior evento climático do planeta“, afirmou a empresa, referindo-se à COP30 como “o fórum oficial da ONU para colocar em prática o tratado climático mais importante do mundo”.
O navio permanecerá atracado no Terminal Portuário de Outeiro, entre os dias 5 e 22 de novembro, oferecendo suas cabines como opção de hospedagem para as delegações.
Inaugurado nesta sexta-feira, o novo terminal de cruzeiros de Belém foi preparado especialmente para a chegada do Costa Diadema e do MSC Seaview.
COP30: Belém inaugura novo porto para grandes cruzeiros na Amazônia; veja detalhes
Mudança de planos: a travessia original cancelada

A participação na COP30 levou a uma alteração significativa nos planos originais do Costa Diadema para a temporada 2025/2026.
Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, para acomodar a nova operação, a Costa precisou cancelar os cruzeiros do navio previstos entre 18 de outubro e 28 de novembro.
A programação no período incluía um cruzeiro no Mediterrâneo, além de travessia entre a Europa e o Brasil. O roteiro original previa partida de Savona em 9 de novembro, com escalas em países europeus e paradas em Maceió, Salvador e Rio de Janeiro, antes de chegar a Santos.
Com a mudança, o navio agora realiza uma travessia direta para Belém. Após o término da COP30, o Costa Diadema seguirá para o sul para iniciar sua temporada regular de cruzeiros com embarques em Santos e Itajaí a partir do final de novembro.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e COP30













