
O Ministro do Turismo Celso Sabino afirmou que o Governo Federal já negocia com a CLIA Brasil e a Costa Cruzeiros para incluir Belém nos roteiros de navios de cruzeiro pelo Brasil.
Em vídeo divulgado no perfil do Ministério do Turismo no Instagram, o ministro disse que a modernização do Porto de Outeiro pode transformar a capital em um destino permanente para as embarcações.
Segundo Sabino, as tratativas foram iniciadas com uma conversa a bordo do Costa Diadema durante sua participação como hotel flutuante na COP30
“A gente já está começando essa negociação aqui com a Costa e a CLIA”, afirmou Sabino, visando garantir a continuidade das operações após o evento climático.
Presidente da Costa: “Hoje Belém tem o melhor terminal do Brasil”

A viabilidade de Belém como um destino foi endossada por Dario Rustico, presidente executivo da Costa Cruzeiros para as Américas.
No vídeo, o executivo destacou a qualidade das obras realizadas no porto, parabenizando o Governo Federal pela obra. “Hoje Belém tem o melhor terminal de cruzeiros do Brasil. Parabéns por tudo o que foi feito”, declarou Rustico.
“Foi um desafio grande, trabalhamos todos juntos como uma equipe mas o resultado é evidente. Você tem um terminal e um atrativo fantástico”, completou.
Em sua conversa com Sabino, o executivo destacou ainda o momento de expansão comercial do destino. “Agora temos que trabalhar juntos para construir um roteiro e para espalhar essa notícia pelo mundo, para todas as companhias de cruzeiro”, sugeriu.
COP30: Belém inaugura novo porto para grandes cruzeiros na Amazônia; veja detalhes
Operação o ano inteiro

A CLIA Brasil também vê na nova estrutura uma oportunidade de criação de novos roteiros, tanto nacionais como internacionais, pelo Brasil.
Marco Ferraz, presidente executivo da associação, destacou o potencial de Belém como destino para os navios durante todo o ano.
“O terminal é fantástico, o píer é fantástico. (…) Agora é levar essa informação. Imagina um roteiro Caribe com Amazônia? Imagina um roteiro com o Norte do Brasil o tempo todo, o ano inteiro?”, projetou Ferraz.
O presidente da CLIA colocou a entidade à disposição para acelerar a inclusão de Belém no planejamento das armadoras. “Conte conosco para a gente tentar fazer chegar isso o quanto antes nas companhias”, finalizou.
Após deixar Belém, o MSC Seaview e o Costa Diadema seguiram para Santos para iniciar suas operações na temporada brasileira 2025/2026.
Com música e bandeiras, navios-hotéis da COP30 deixam a Amazônia rumo à temporada; veja fotos
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Ministério do Turismo) / Imagens (©) Copyright Agência Pará













