
O mercado de cruzeiros europeu ganhou um novo operador nesta terça-feira (20/1), com o lançamento da Corazul Cruceros.
Com proposta desenhada para o público hispânico e latino, a companhia foi oficialmente apresentada na Espanha e planeja operar itinerários na Europa já no próximo mês de julho, com o Buenavista.
Durante sua temporada inaugural, a empresa ainda pretende operar no Caribe e também na América do Sul, com roteiros partindo do Brasil já em 2026/2027.
Em comunicado de imprensa ao qual o Portal World Cruises teve acesso, a Corazul explicou que quer ocupar uma lacuna, oferecendo um produto voltado especificamente para o mercado hispânico.
O nicho está vago desde 2021, quando a Pullmantur Cruceros – até então única marca dedicada ao público latino – encerrou definitivamente suas operações.
Para o público brasileiro, o diferencial estratégico é a adaptação cultural: a companhia confirmou que o português será um dos idiomas oficiais da tripulação a bordo, juntamente com o espanhol, que será a língua principal a bordo.
“Vida compartilhada” e conceito do produto

A Corazul disse ainda que pretende oferecer uma filosofia de produto distinta das grandes massas, com ênfase em famílias e cultura.
O conceito da marca é focado na “vida compartilhada” e no “bem viver mediterrâneo”, fugindo do que a empresa classifica como “luxo frio” ou “protocolos vazios”.
Segundo o comunicado oficial, a proposta a bordo privilegia o convívio, com uma atmosfera “social e relaxada”. O desenho da experiência — da gastronomia com identidade local aos ritmos da programação — foi pensado para o turismo multigeracional, incentivando a conexão entre famílias e grupos de amigos “sem artifícios”.
“O Mediterrâneo não é um tema visual, mas uma forma de viver bem. Luz, mar, espaços abertos e uma atmosfera pensada para aproveitar sem pressa”, define a nota de lançamento da armadora.
Leia também: O que aconteceu com a Pullmantur? Do sucesso com os cruzeiros da CVC ao desmanche de navios
O que aconteceu com a Pullmantur? Do sucesso com os cruzeiros da CVC ao desmanche de navios
Operação no Brasil com embarques em Santos, Recife e Salvador

Além de sua temporada inaugural no Mediterrâneo e Caribe, a Corazul revelou planos para operar na América do Sul em 2026/2027, com uma série de itinerários no Brasil.
A programação já está disponível no site da companhia e traz embarques em Santos, Recife e Salvador para uma série de mini-cruzeiros.
As viagens incluem escalas em destinos como Rio de Janeiro, Búzios, Balneário Camboriú, Ilhabela e Maceió.
Com a temporada nacional se estendendo entre o final de novembro e o início de março, a Corazul ainda pretende realizar cruzeiros em datas festivas como o Natal, o Réveillon e o Carnaval.
A companhia não anunciou maiores detalhes de seu planejamento para a estreia em águas brasileiras, nem revelou se pretende trabalhar com algum parceiro nacional. O Portal World Cruises entrou em contato com a empresa e irá atualizar a matéria assim que tiver um retorno.
2 mil passageiros e 7 bares: o navio Buenavista

A primeira viagem da Corazul Cruceros deve acontecer em 8 de julho de 2026, no Mediterrâneo. De acordo com a companhia, o primeiro navio da frota será o Buenavista.
A empresa não revelou o nome atual da embarcação, mas destacou características como capacidade para cerca de 2,3 mil passageiros e 260 metros de comprimento. Ainda segundo a Corazul, o Buenavista conta com quatro piscinas e hidromassagens, além de seis restaurantes e sete bares.
Imagens divulgadas pela própria companhia, além de características e planta de conveses no site indicam que o navio é o atual Piano Land.
Construída em 1995 para a P&O Cruises, a embarcação está atualmente operando na China desde 2019 e entrou em operação originalmente com o nome Oriana.
Temporada inaugural no Mediterrâneo e Caribe

Em sua temporada europeia, o Buenavista realiza roteiros pelo Mediterrâneo partindo de Barcelona, na Espanha, com duração que varia entre 3 e 7 dias.
Em outubro, o navio oferece uma viagem transatlântica rumo ao porto de La Romana, na República Dominicana, para uma curta temporada no Caribe.
Já no final de novembro, o Buenavista tem prevista chegada no Brasil para sua temporada nacional, que começa em Recife.
No total, a programação inicial inclui paradas em 41 portos em 17 países, com roteiros que variam entre 3 e 14 noites. De acordo com a Corazul, as vendas para os roteiros da temporada inaugural devem ser abertas ainda neste mês.
A empresa ainda disse que estará presente na FITUR Madrid, entre os dias 21 e 25 de janeiro de 2026, disponibilizando sua equipe comercial para reuniões com agentes de viagens, operadoras e profissionais do setor interessados em conhecer melhor a marca e possíveis oportunidades de cooperação.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Corazul Cruceros) / Imagens (©) Copyright Corazul Cruceros, Daniel Capella e Astro Ocean Cruises













