
Belém está prestes a ganhar uma nova e moderna infraestrutura portuária dedicada a operação de navios de cruzeiro. O Porto de Outeiro, localizado na região metropolitana da capital paraense, será inaugurado na próxima sexta-feira, 24 de outubro, após uma revitalização completa realizada para atender à COP30.
De acordo com a organização do evento, a obra é um dos principais legados da conferência climática para a cidade e visa consolidar Belém como um novo polo para o turismo de cruzeiros na região amazônica, com capacidade para receber embarcações de grande porte.
De porto regional a terminal de cruzeiros

A revitalização do Porto de Outeiro transformou a estrutura existente, especializada em cargas, em um terminal de cruzeiros. O projeto incluiu a construção de um novo píer de 710 metros, além de infraestrutura de apoio aos passageiros.
Inicialmente, o porto servirá como local de atracação para os dois navios de cruzeiro que funcionarão como hotéis flutuantes durante a COP30: o Costa Diadema e o MSC Seaview.
Juntas, as embarcações oferecerão cerca de 6.000 leitos para as delegações do evento, que começa já nos primeiros dias de novembro.
Governo confirma contratação de dois navios para a COP30 em Belém; confira detalhes
Conexão rápida com a COP30 e futuro no turismo

Para garantir a mobilidade durante a conferência, uma nova ponte de acesso rápido ligando o Porto de Outeiro aos locais do evento também será entregue nos próximos dias.
O trajeto de cerca de 20 km até a “Blue Zone” da COP30 deverá levar aproximadamente 25 minutos, utilizando ônibus oficiais em faixas exclusivas.
A expectativa do Governo Federal é que, após a COP30, o Porto de Outeiro permaneça ativo para o turismo marítimo.
De acordo com a organização, a ideia é que a nova estrutura passe a integrar a rota dos cruzeiros da capital paraense, fortalecendo a economia e o potencial turístico da região amazônica para receber navios de grande porte.
Além do Costa Diadema e do MSC Seaview, o Porto de Belém recebe seis navios de cruzeiro na temporada 2025/2026. Para conferir a programação completa, acesse a página especial do Portal World Cruises a seguir.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Belém na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de COP30) / Imagens (©) Copyright COP30