
O terminal de cruzeiros Concais, em Santos, está pronto para receber os navios e passageiros da temporada 2025/2026.
Em conversa com o Portal World Cruises durante o último Fórum CLIA Brasil, em Brasília, o gerente de operações do terminal, Javier Carnevale, destacou os preparativos para garantir o “embarque dos sonhos que todo mundo espera”.
Na entrevista exclusiva, o diretor também detalhou os preparativos, a operação e as expectativas para os próximos meses. A temporada em Santos terá início neste domingo (26) com a chegada do MSC Preziosa, que também abre a estação de cabotagem no Brasil.
Temporada 25/26: 14 navios e a estreia do Pacific World
Apesar de um volume ligeiramente menor que o ano anterior, a temporada trará 14 navios diferentes a Santos, destacou Carnevale. Do total, cinco terão embarques regulares: MSC Seaview, MSC Preziosa, MSC Sinfonia, Costa Favolosa e Costa Diadema.
“São navios conhecidos já pelo mercado”, comentou Carnevale, destacando as operações de fretamento musicais da PromoAção a bordo do MSC Preziosa.

Entre os nove navios restantes, que farão escalas em trânsito, o gerente destacou a visita do Pacific World, da japonesa Peace Boat. que estreia na cidade.
“É um navio que vem com 70% de passageiros japoneses, com o restante vindo da Tailândia e Coréia do Sul. São realmente muito fáceis de atender, não dão muito trabalho, são muito bem organizados. Estamos preparados para isso”, disse.
Operação: Cais de Outeirinhos parcial e a nova passarela
Questionado sobre o Cais de Outeirinhos, interditado após um acidente com um petroleiro, Carnevale confirmou que parte da estrutura segue operacional e poderá ser utilizada pelos cruzeiros.
“Tem o trecho 2 e 3, que está em condições de atracar navio. Estamos aguardando que a autoridade portuária decida quantas escalas e que navios vão atracar nessa posição”, informou.
Sobre a recém-inaugurada “Passarela da Santa”, Carnevale explicou que o acesso principal dos passageiros ao terminal não muda.

“A pessoa que chega no terminal, 90% chega de van, ônibus ou carro. Então, o acesso no terminal continua pela portaria 6“, afirmou.
Ele ponderou que a passarela será útil para quem estacionar do outro lado da avenida, mas alertou sobre a dificuldade de cruzar com bagagens.
“Quem for deixar o carro em outro local, mais longe do terminal, vai ter que subir a passarela, descer a passarela com bagagem”. O maior benefício da estrutura, segundo ele, será para os trabalhadores do porto, que terão um acesso seguro e sem a interferência do trem.
Construída como contrapartida da concessão da ferrovia interna do Porto de Santos, a “Passarela da Santa” abriu recentemente e poderá ser utilizada já a partir da primeira escala.
Porto de Santos inaugura passarela para o terminal de cruzeiros; veja fotos
Futuro no Valongo: terminal moderno para atrair mais navios
Carnevale também expressou otimismo com o projeto do novo terminal no Valongo. Ele destacou a importância da integração Porto-Cidade e, principalmente, da nova infraestrutura.
“É ter um terminal novo, de vanguarda, moderno, com três berços privativos, porque hoje em dia o terminal Concais depende do berço público”, explicou. “Acredito que não só vai melhorar a operação, vai agilizar, e também pode chamar outras armadoras“.

Ele confirmou que o projeto prevê capacidade para três mega-navios simultaneamente, movimentando até 36 mil pessoas por dia.
Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, o novo terminal poderá receber até mesmo os maiores navios da atualidade.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella













