Dezembro de 1988, orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Veleiros oceânicos se perfilam nas águas, aguardando um sinal de partida incomum. Vindo do sul, o transatlântico Eugenio Costa se aproxima e, ao passar pela frota, soa seu apito. A regata havia começado.

A cena, que parece de filme, foi um evento real organizado pelo publicitário e consultor Francisco Ancona Lopez. Na época, ele era parte da equipe de marketing da Costa Armatori (como era então chamada a atual Costa Cruzeiros) e desenvolveu a ação em parceria com a empresa Shell, que havia fretado o navio para uma viagem especial.

“A areia na parte de baixo da foto é da praia de Copacabana, era um sábado em dezembro de 1988”, relembrou o autor durante o lançamento de seu livro.

“A Shell e a Costa fizeram um projeto de uma regata, com veleiros oceânicos. Tivemos até dois campeões olímpicos participando“, acrescentou.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

A história por traz da cena

transatlântico largada regata Copacabana
Francisco Ancona Lopez é o autor do livro e um dos responsáveis pela ação nos anos 1980

O registro fotográfico daquele momento hoje ilustra a capa do livro de Ancona Lopez, “Memórias do Deck”, que foi lançado esse ano pela Garoa Livros.

Hoje seria fácil criar algo assim com inteligência artificial, mas essa foto foi feita 30 anos antes“, disse o autor durante o evento de lançamento do livro em Santos, no último dia 25.

“Essa é uma das minhas memórias do deck, eu pude realizar esse projeto e modestamente posso dizer que foi um sucesso,” acrescentou.

A história da regata é um dos muitos relatos presentes no livro “Memórias do Deck”, obra de 480 páginas que traz mais de 900 fotos para resgatar os bastidores de quatro décadas da indústria de cruzeiros no Brasil. ACRESCENTAR LINK

O navio-protagonista: Eugenio C

transatlântico largada regata Copacabana
Eugenio C entrou em operação em 1966

Espécie de ícone cultural da indústria de cruzeiros no Brasil, o Eugenio Costa operou no país por cerca de três décadas, sendo palco de diversas histórias únicas.

Também protagonista do “Memórias do Deck”, o navio – que navegou entre o final dos anos 1960 e o começo dos anos 2000 – recebeu diversas celebridades e artistas, incluindo a dupla Toquinho e Vinicius de Moraes, que iniciou sua parceria musical a bordo.

A embarcação ainda serviu como cenário para o filme “Roberto Carlos em Ritmo de Aventura” e recebeu personalidades como o artista plástico Carybé e a modelo Luiza Brunet, além de grandes nomes da dramaturgia, incluindo Glória Pires e Marietta Severo.

Conheça a história do navio:

Há 55 anos, Eugenio C fazia escala inaugural no Porto de Santos

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Memórias do Deck (reprodução) e Linea C