
A menos de dois meses do início da temporada de cruzeiros 2025/2026, o Cais de Outeirinhos, principal estrutura utilizada por navios de passageiros no Porto de Santos, continua interditado, sem previsão para início das obras de recuperação.
A informação é da Autoridade Portuária de Santos (APS), que confirmou o status em nota enviada ao Portal World Cruises, mas garantiu que a operação de cruzeiros não será afetada.
O Cais de Outeirinhos foi danificado após a colisão de um navio petroleiro em março deste ano e segue fechado para atracações desde então.
Reparo ainda está na fase de projeto
De acordo com a assessoria da APS, a seguradora do navio que causou o acidente está trabalhando no caso e acionou os responsáveis pela construção do cais, que foi aberto em 2014.
A autoridade portuária disse que a empresa atualmente “elabora um projeto executivo de recuperação”, sem confirmar um cronograma para execução de obras.
Apesar da previsão inicial, divulgada em março, de que a recuperação seria concluída ainda em maio, as obras físicas não foram iniciadas até este momento. Esperava-se que a restauração da estrutura levasse cerca de trinta dias.
APS garante que temporada não será prejudicada

Apesar da interdição do píer preferencial para cruzeiros, a Autoridade Portuária de Santos afirmou que “a temporada não terá nenhum prejuízo”, pois o porto “oferece vários berços de atracação para navios de cruzeiro”.
Com a interdição do Cais de Outeirinhos, no entanto, as embarcações maiores precisam atracar em berços mais distantes do terminal de passageiros, como na região dos Armazéns 30. Essa operação aumenta consideravelmente o tempo de traslado dos hóspedes entre o terminal e o navio.
A temporada 2025/2026 em Santos começa no dia 26 de outubro, com a chegada do MSC Preziosa, e prevê a passagem de 14 navios diferentes, com cerca de 130 escalas.
Dos navios que operarão regularmente em Santos, apenas o Costa Favolosa e o MSC Sinfonia tem dimensões para atracar em frente ao Terminal Concais.
Confira o calendário completo da temporada:
Temporada 2025/2026: veja o calendário completo de navios de cruzeiro em Santos
Relembre o acidente em março
O Cais de Outeirinhos foi danificado em 12 de março pela colisão do petroleiro Olavo Bilac. Desgovernado, o navio se chocou contra a estrutura do píer, que é valorizada por permitir que os ônibus de traslado dos passageiros cheguem aos navios diretamente pela faixa de cais, otimizando o processo de embarque e desembarque.
Após envolver quatro navios, acidente com petroleiro afeta cruzeiros no Porto de Santos
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella