O grupo ativista ambiental Extinction Rebellion realizou um novo protesto contra a indústria de cruzeiros no último domingo (24/8), desta vez tentando impedir a atracação do Ventura, da P&O Cruises, no porto de Rotterdam, na Holanda.

Em uma cena inusitada, cerca de quinze ativistas usaram botes, caiaques e canoas para formar uma barreira no Rio Maas, na tentativa de bloquear a passagem da embarcação de 121 mil toneladas.

Ação no Rio Maas, atraso e prisões

Ventura
Ventura é operado pela britânica P&O Cruises

De acordo com o portal de notícias holandês rijnmond.nl, o protesto começou nas primeiras horas da manhã, antes da chegada do navio. A ação resultou em um atraso de aproximadamente 30 minutos para a atracação do Ventura.

A polícia local interveio para dispersar o bloqueio, removendo os manifestantes da rota do navio, que tentava atracar em berço próximo ao Hotel New York, no centro de Rotterdam.

Dois dos ativistas acabaram presos. Após a remoção da barreira, o navio conseguiu atracar em segurança, realizando escala normalmente.

O que diz o Extinction Rebellion

ativistas bloqueiam navio de cruzeiro
“Seu luxo destrói a vida na terra” declaram os ativistas

Em suas redes sociais, o Extinction Rebellion justificou a ação, chamando os navios de cruzeiro de “desastres ambientais flutuantes”.

“Se os políticos ainda não banirem os cruzeiros… remos pará-los nós mesmos!”, declarou o grupo internacional de ativistas em uma publicação.

“Bloqueamos o rio Maas para que o navio de cruzeiro não pudesse atracar. Rebeldes também se posicionaram no cais para protestar e proclamar nossa exigência: Banir navios de cruzeiro e fechar o terminal de cruzeiros!”

O Extinction Rebellion diz se opor ao turismo de cruzeiros devido à potencial poluição e impacto ambiental causado pelos navios nas comunidades costeiras.

Segundo protesto em um mês na Holanda

Este é o segundo protesto do grupo na Holanda nas últimas semanas. No final de julho, ativistas realizaram uma ação semelhante contra o Celebrity Eclipse, em Amsterdam, bloqueando a embarcação por cerca de duas horas.

Antes, o Extinction Rebellion já havia tentado prejudicar operações de navios como a Royal Caribbean International e a Ambassador Cruise Line, em portos como Amsterdam e IJmuiden.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de rijnmond.nl) / Imagens (©) Copyright Extinction Rebellion e Daniel Capella