
A estreia de Balneário Camboriú como porto de embarque para o MSC Preziosa na temporada 2025/2026 é a etapa final de um projeto de longo prazo, disse o Gerente de Operações do Atracadouro Barra Sul, Gustavo Bauer.
Em participação no 7º Fórum CLIA Brasil, Bauer disse que as operações de embarque e desembarque são o fim de uma jornada de sete anos que foi viabilizada por investimentos em infraestrutura.
Segundo o executivo, o objetivo sempre foi transformar o atracadouro, tradicionalmente um ponto de escalas em trânsito, em uma opção de embarque para atender ao mercado da região Sul.
‘Vamos dobrar o tamanho da nossa estrutura’

Para se adequar às complexas demandas de um embarque de passageiros, o terminal está passando por sua última grande expansão.
“Estamos fazendo um grande investimento, vamos dobrar o tamanho da nossa estrutura, porque temos o desafio pela frente para a próxima temporada, que vamos fazer embarque do MSC Preziosa“, revelou Bauer.
As obras devem concluir um ciclo para o Atracadouro, que recebeu suas primeiras escalas de navios de cruzeiro em 2017.
“Esse é o último passo de investimento para fazer (…) Acabou e deu, não vamos mais falar em obra, vamos trabalhar e ter o comprometimento com o mercado”, concluiu.
O objetivo de ‘atender um mercado adormecido’

A estratégia por trás do investimento, segundo Bauer, é capturar um público regional que, por questões logísticas, acaba não fazendo cruzeiros.
“É um trabalho que nós estamos fazendo há sete anos, desde lá do começo era o objetivo”, afirmou.
“Queremos captar um mercado que acreditamos estar adormecido na nossa região, que é o do pessoal que às vezes acaba não fazendo [um cruzeiro], e é esse pessoal que a gente quer atender de Balneário Camboriú”, explicou.
Ele esclareceu que, inicialmente, a operação de embarque começará com “números pequenos”, de cerca de 100 cabines por escala, e que o foco principal do atracadouro continuará sendo as escalas em trânsito.
A cidade ‘respira turismo’
Bauer também destacou a consolidação de Balneário Camboriú como um destino com múltiplos atrativos, reforçando que a cidade está preparada para receber os cruzeiristas.
“A nossa cidade, não é só ‘céu e mar’, hoje ela respira turismo“, disse, listando atrações próximas ao terminal que podem ser visitadas a pé, como o teleférico, o aquário e o museu do carro.
O gerente ainda destacou o grupo do qual faz parte o Atracadouro Barra Sul, que segundo ele, conta com mais de 70 anos de operações.
O destino: Argentina e Uruguai partindo de ‘casa’

Partindo de Balneário Camboriú, o MSC Preziosa irá realizar cruzeiros rumo ao Prata. Além de uma parada em Santos, os itinerários incluem escalas em Buenos Aires, na Argentina, e Punta del Este, no Uruguai.
Estão previstos nove embarques na cidade catarinense nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2026.
MSC terá cruzeiros com embarque em Balneário Camboriú na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Prefeitura de Balneário Camboriú, CLIA Brasil e Daniel Capella