
Pelo terceiro ano consecutivo, o estado do Amapá recebeu um cruzeiro internacional. O navio de expedição Seabourn Venture visitou Macapá no último domingo (19/10), trazendo 208 turistas estrangeiros.
A embarcação fundeou próximo ao Porto da Praticagem, na região da Fazendinha. Segundo o Governo do Amapá, a visita faz parte das ações para fomentar o turismo internacional na região.
City tour pelos pontos turísticos

Durante a escala, os passageiros, majoritariamente norte-americanos, realizaram um city tour guiado pelos principais pontos turísticos da capital amapaense.
O roteiro incluiu locais como o Estádio Zerão, conhecido por estar cortado pela Linha do Equador, a Fortaleza de São José, a Casa do Artesão e o Museu Sacaca.
A Secretária de Estado do Turismo do Amapá, Syntia Lamarão, disse que a presença de um navio como o Seabourn Venture “é resultado de um trabalho contínuo de promoção do Amapá e da Amazônia autêntica no cenário internacional”.
“Os visitantes estão gerando receita ao estado e fomentando a economia local“, acrescentou Lamarão.
Amapá e temporada
O governo local também divulgou dados do Ministério do Turismo (MTur) indicando que o Amapá foi o estado da Região Norte que mais recebeu turistas internacionais em 2024, com 38,9 mil visitantes, incluindo o fluxo pela fronteira com a Guiana Francesa.
O Seabourn Venture foi o segundo navio a chegar ao Brasil com passageiros estrangeiros na temporada 2025/2026. Antes, o Scenic Eclipse realizou escalas em nove destinos nacionais.
O país também recebe o SH Vega, além do MSC Preziosa, que já em águas nacionais. O navio da MSC Cruzeiros, no entanto, não conseguiu atracar em Salvador nesta terça-feira (21/10), por conta de condições climáticas desfavoráveis.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Governo do Amapá) / Imagens (©) Copyright Agência Amapá de Notícias