
O caminho para a aquisição do Buenavista por parte da Corazul Cruceros – nova companhia espanhola que terá itinerários no Brasil já em 2026/2027 – ganhou mais clareza na última semana, com uma movimentação corporativa relacionada ao mercado chinês.
Em comunicado de imprensa em mandarim, as operadoras estatais Adora Cruises e Astro Ocean anunciaram a fusão de suas operações voltadas ao público local.
A mudança, confirmada também por veículos como Cruise Industry News e TradeWinds, coloca sob a mesma gestão as frotas das duas companhias, que juntas operam quatro embarcações.
Com a consolidação, no entanto, a nova gigante do mercado chinês deve focar em operar uma frota moderna, com navios de grande porte construídos na China.
De acordo com o TradeWinds, o cenário explica a origem e potencial aquisição do Piano Land pela Corazul. A companhia espanhola não confirmou a operação até o momento, mas exibiu imagens do navio em seu material de lançamento.
Especializado no mercado de navegação e venda de navios de todos os tipos, o site disse que a embarcação é agora considerada um “excedente” na frota consolidada da Astro Ocean e Adora.
Nova armadora Corazul Cruceros é lançada na Espanha e planeja temporada no Brasil já em 2026/2027
O “navio excedente”

No comunicado oficial divulgado em mandarim, a Adora Cruises confirmou que assumirá “total responsabilidade pela gestão e operação das duas marcas”.
O foco da gigante chinesa, no entanto, está na expansão de sua frota de mega-navios de construção chinesa, como o Adora Magic City, construído em 2024, e o futuro Adora Flora City, que entra em operação em 2026.
Nesse cenário, o Piano Land perde protagonismo e – sem planos de longo prazo anunciados – tem papel questionável na frota.
Construído em 1995 e com capacidade para até 2,3 mil passageiros, o navio possui um perfil mais clássico e é consideravelmente menor do que os navios modernos da Adora, que comportam entre 3 e 5,5 mil passageiros.
Segundo apuração do TradeWinds, corretores internacionais já vinham oferecendo o Piano Land discretamente no mercado para venda ou fretamento de longo prazo há algum tempo.
A fusão das operações chinesas facilitaria essa saída, permitindo que a Adora foque em sua tonelagem moderna e libere o navio mais antigo, afirmou o site.
Além do Piano Land e dos gêmeos construídos na China, a frota da Adora Cruises ainda inclui o antigo Costa Mediterranea, que atualmente opera itinerários a partir de portos alternativos no país.
Primeiro navio de grande porte construído na China inicia viagem inaugural
Peças se encaixam para a Corazul

A movimentação na China alinha-se cronologicamente com o lançamento da Corazul Cruceros na Espanha. Conforme noticiado pelo Portal World Cruises, a nova armadora apresentou o navio Buenavista com renderizações e plantas de convés que correspondem exatamente às do Piano Land.
Embora a Astro Ocean tenha dito apenas que fará um “anúncio formal no momento apropriado” sobre o destino do navio, fontes da indústria indicam que a embarcação deve deixar a Ásia após cumprir sua agenda atual, que vai até abril.
A saída do Piano Land da frota chinesa abriria o caminho para sua transformação no Buenavista, permitindo as reformas necessárias para sua estreia no Mediterrâneo em julho e posterior vinda à América do Sul.
➡️ Leia também: Corazul Cruceros: Saiba tudo sobre os itinerários da companhia que chega ao Brasil em 2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Adora Cruises, TradeWinds e Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Astro Ocean Cruises e Corazul Cruceros













