
O porto de Miami e o Grupo Royal Caribbean oficializaram o início das obras do Terminal G, nova infraestrutura dedicada aos navios da companhia no estado norte-americano da Flórida.
A construção começou na última semana, com cerimônia que teve participação de Jason Liberty, CEO do grupo, e Daniella Levine Cava, prefeita de Miami-Dade.
O projeto envolve um investimento total de US$ 345 milhões para a criação de nova estrutura desenhada especificamente para suportar as operações de mega navios, incluindo as embarcações da classe Icon — atualmente as maiores do mundo.
A capacidade operacional do novo terminal será para navios de até 7 mil passageiros, como os da própria classe Icon.
Entrega em 2027

O cronograma oficial prevê a conclusão das obras para o final de 2027. O complexo funcionará como um terminal de berço único, integrado a um edifício garagem e uma instalação intermodal.
Além da marca principal Royal Caribbean International, a infraestrutura atenderá também navios da Celebrity Cruises e da Silversea.
O novo terminal substitui uma estrutura anterior, que havia sido construída nos anos 1990 e também era operada pela Royal Caribbean.
Design e arquitetura

Segundo comunicado de imprensa, a arquitetura do novo terminal busca alinhar-se à tendência de “estruturas icônicas à beira-mar” de Miami, alterando o horizonte visual do porto.
“Esta instalação de classe mundial aprimorará o horizonte do Condado de Miami-Dade enquanto marca outro marco na evolução do PortMiami”, disse a prefeita Daniella Levine Cava.
“Nossos terminais modernos estão transformando a maneira como fazemos negócios e movemos pessoas, oferecendo maior eficiência por meio de tecnologia inovadora”, acrescentou.
Tecnologia e Sustentabilidade
O projeto, executado pela joint venture Lemartec-NV2A em parceria com o escritório Perez & Perez Architects, busca a certificação ambiental LEED.
“O Terminal de Cruzeiros G representa um grande investimento no futuro de Miami. Construída com tecnologia avançada e design sustentável, esta nova instalação proporcionará uma experiência mais inteligente, rápida e integrada para os hóspedes“, afirmou Jason Liberty, CEO da Royal Caribbean Group.
“Isso reflete o que é mais importante para nós: inovação, colaboração e oferecer as melhores férias do mundo de forma responsável – enquanto criamos empregos e apoiamos a economia local nos próximos anos”.
Leia também: MSC Cruzeiros inaugura novo terminal de cruzeiros no Porto de Miami
MSC Cruzeiros inaugura novo terminal de cruzeiros no Porto de Miami
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Royal Caribbean International) / Imagens (©) Copyright Royal Caribbean













