A temporada 2025/2026 marca uma mudança significativa para o MSC Seaview. Após realizar itinerários variados nos últimos anos, o navio reassumiu, no final de novembro, uma das principais rotas regulares da MSC Cruzeiros na região, realizando roteiros semanais regulares para o Nordeste partindo de Santos.

O movimento encerra um hiato de cinco anos: segundo o Histórico de Temporadas Brasileiras do Portal World Cruises, o MSC Seaview não realizava esse roteiro específico — de forma regular e contínua durante toda a estação — desde a temporada 2019/2020, período anterior à pandemia.

Nas últimas temporadas, embora tenha marcado presença no Brasil, a embarcação foi utilizada em diferentes itinerários, operando a partir do Rio de Janeiro ou focando em minicruzeiros e na região do Prata.

Histórico das Temporadas

Histórico da operação

Seaview tem mais áreas externas, como as promenades laterais, e foi projetado para roteiros em regiões de clima quente

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Lançado com o conceito de “navio que segue o sol, o MSC Seaview foi projetado com amplas áreas externas, próprias para cruzeiros em regiões de para climas quentes. Após estrear no país no fim de 2018, o navio foi naturalmente utilizado na rota Santos-Nordeste, tirando proveito de suas características.

Nos anos seguintes, a armadora optou por rodar sua frota na região, escalando outros navios, como o MSC Seaside, MSC Seashore e MSC Grandiosa, para o roteiro.

Já o Seaview assumia outras funções:

  • 2020/2021: permaneceu aguardando a retomada operacional no litoral brasileira, realizando escalas técnicas em Santos;
  • 2021/2022: estreou no Caribe Sul, realizando cruzeiros partindo de Martinica e outras ilhas;
  • 2022/2023 e 2023/2024: de volta ao Brasil, foi dedicado ao mercado carioca, alternando entre roteiros para o Nordeste e o Prata, além de mini-cruzeiros com base no Rio de Janeiro;
  • 2024/2025: voltando a Santos, dividiu sua operação entre a região do Prata e mini-cruzeiros, deixando o Nordeste para o MSC Grandiosa, e realizando também os fretamentos da PromoAção.

Já na temporada 2026/2027, o navio retorna para o Caribe enquanto o MSC Virtuosa substitui o Seaview, estreando nos roteiros regulares rumo ao Nordeste.

MSC confirma ‘renovação total’ da frota para a temporada 2026/2027 no Brasil; veja a lista de navios

Exclusividade na temporada

Praia de Pajuçara em Maceió, um dos destinos regulares do MSC Seaview

Com capacidade para 5.331 passageiros, o MSC Seaview é o protagonista da atual estação da MSC Cruzeiros. Além de ser o maior navio em operação na América do Sul, a embarcação é também a única a oferecer itinerários semanais para a região Nordeste partindo de Santos.

O itinerário clássico, operado entre novembro de 2025 e abril de 2026, tem duração de sete noites e inclui escalas em Búzios, Salvador e Maceió.

Sempre partindo de Santos, o navio ainda realiza variações do roteiro principal, com duração entre seis e oito noites e escalas também em Ilha Grande.

A operação mantém a flexibilidade de interporting, permitindo que passageiros também embarquem e desembarquem nas capitais Salvador e Maceió.

MSC Seaview volta a ser o maior navio de cruzeiros no Brasil em 2025/2026; veja ranking

Missão na Amazônia

Antes de iniciar a série de viagens regulares em Santos, o MSC Seaview cumpriu função inédita na região Norte, servindo como hotel flutuante durante a COP30. O evento aconteceu em Belém, no Pará, durante o mês de novembro.

Após o evento climático, a embarcação navegou sem passageiros até o litoral paulista para se juntar ao restante da frota da MSC já em operação.

Em operação inédita da COP30, Belém recebe os maiores navios de cruzeiro da sua história; veja imagens

Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella