
O governador do Pará, Helder Barbalho, os dois navios de cruzeiro que operam como hotéis flutuantes para a COP30, o Costa Diadema e o MSC Seaview, no último domingo (16/11).
As embarcações estão atracadas no Porto de Outeiro, em Belém, acrescentando 5 mil leitos à oferta hoteleira da capital paraense.
Durante a visita, Barbalho inspecionou as instalações e destacou que a infraestrutura criada para o evento será um legado permanente para o turismo no estado.
Legado: Belém pronta para receber cruzeiros de grande porte

O governador disse que, após a conferência climática, o Porto de Outeiro, que foi totalmente revitalizado pelo governo federal, será incorporado à rota de turismo marítimo.
“A partir destas obras, nós estamos prontos para receber navios de cruzeiro, o que incrementa a estratégia de posicionamento de Belém como capital da Amazônia”, afirmou Barbalho.
Segundo o governador, a nova estrutura permitirá que Belém receba navios de grande porte, algo que não era possível anteriormente.
“O porto de Outeiro, com essa nova perspectiva, impulsiona a economia, gera emprego e renda. […] No pós-COP, nós poderemos receber vários navios que estarão mostrando a Amazônia pelos nossos rios”, completou.
Até o momento, nenhuma companhia de cruzeiros confirmou visitas de navios de grande porte a Belém nos próximos anos.
De acoordo com a programação atual das companhias, que em alguns casos já se extende até 2028, a capital paraense deve receber cerca de 10 escalas nos próximos anos.
Levantamento do Portal World Cruises aponta que as paradas serão realizadas por navios de pequeno e médio porte que operam nos setores de luxo e alto padrão. As escalas da temporada 2025/2026, inclusive, estão disponíveis em página especial que pode ser acessada no link a seguir.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Belém na temporada 2025/2026
Operação dos hotéis flutuantes

Os dois navios-hotéis, que chegaram a Belém no dia 4 de novembro, estão recebendo delegações, equipes técnicas e imprensa envolvida na COP30.
Durante a visita, o governador percorreu áreas comuns, restaurantes e os setores de embarque e desembarque para acompanhar a rotina dos hóspedes já instalados.
De acordo com o Governo do Pará, as embarcações têm um papel central na logística do evento, que espera receber mais de 50 mil visitantes.
Os navios estão conectados ao local principal da conferência (Parque da Cidade) por um sistema de ônibus gratuitos em faixas exclusivas, com tempo de trajeto estimado em cerca de 30 minutos.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Governo do Pará) / Imagens (©) Copyright Governo do Pará













