
Embora a temporada 2025/2026 tenha acabado de começar, as companhias de cruzeiro já trabalham no planejamento para a estação 2026/2027 no Brasil e América do Sul.
Com boa parte das estratégis já definidas, os planos apontam para uma temporada de transformação, que inclui a estreia do maior navio da história do país, o retorno de um navio da Costa após 15 anos e possíveis novidades da CVC.
O Portal World Cruises compilou o que já sabemos sobre a temporada 2026/2027. Confira:
MSC Cruzeiros: Frota 100% renovada e a estreia do MSC Virtuosa

A MSC Cruzeiros já anunciou e abriu as vendas para sua temporada 2026/2027, que contará com uma frota 100% renovada em relação à estação 2025/2026.
Serão cinco navios em operação regular, com embarques em sete portos brasileiros, incluindo o retorno de Paranaguá.
- O maior da história: O grande destaque da temporada da MSC é a estreia do MSC Virtuosa. Com 181 mil toneladas e capacidade para mais de 6.300 hóspedes, o navio da classe Meraviglia-Plus assumirá o título de maior a navegar no país junto a seu gêmeo MSC Grandiosa. Terá embarques em Santos, Salvador e Maceió para roteiros pelo Nordeste;
- A estreia do MSC Divina: Após 12 anos, o MSC Divina retorna ao Brasil para sua primeira temporada regular, com embarques em Santos e Balneário Camboriú para roteiros rumo ao Prata, além de mini-cruzeiros partindo do Terminal Concais;
- A frota completa: A temporada da MSC ainda incluirá o MSC Musica, que realizará embarques em Santos, o MSC Lirica, que partirá de Rio, Itajaí e Paranaguá, e o MSC Splendida, que será dedicado ao mercado argentino. Um sexto navio, o MSC Magnifica, passará pelo Brasil durante sua volta ao mundo.
Costa Cruzeiros: O retorno do Costa Serena após 15 anos

A Costa Cruzeiros ainda não anunciou oficialmente sua temporada 2026/2027, mas já conta com cruzeiros de travessia disponíveis para venda em sites internacionais.
As movimentações permitem analisar a potencial operação da companhia na região durante a estação.
- O retorno do Costa Serena: A grande novidade deve ser o retorno do Costa Serena ao Brasil após uma ausência de 15 anos. O navio, que passou a última década operando na Ásia, deve chegar à América do Sul no final de dezembro de 2026. Com a chegada mais tardia, a oferta de mini-cruzeiros poderá ser impactada;
- O fim de uma era: A temporada marcará a primeira vez em 15 anos que nem o Costa Favolosa nem o Costa Fascinosa estarão no Brasil. Os dois navios, que foram presença constante na costa brasileira desde suas estreias em 2011 e 2012, serão reposicionados para o Caribe;
- A frota completa: O Costa Serena deve se juntar ao Costa Diadema, que retorna para sua quarta temporada consecutiva, com chegada prevista a Santos em 22 de novembro de 2026.
Costa Cruzeiros pode voltar a reduzir oferta no Brasil na temporada 2026/2027
CVC pode ter navio próprio e busca parceiros dos EUA

A temporada 2026/2027 também pode marcar o retorno da CVC à operação de navios fretados. Há alguns meses, a operadora confirmou que, diante da redução de oferta na temporada 2025/2026, avalia trazer um navio para a estação 2026/2027.
Segundo a imprensa especializada, pelo menos duas companhias de cruzeiro dos Estados Unidos já teriam procurado a CVC para discutir parcerias, oferecendo navios com capacidade entre 2.500 e 4.500 passageiros.
A CVC, no entanto, afirmou que aguarda a definição final da oferta da MSC e da Costa para bater o martelo sobre um eventual retorno.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella













