
O MSC Euribia concluiu sua longa viagem de reposicionamento e chegou em segurança a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no último dia 8.
A embarcação, que navegou por semanas sem passageiros contornando a África, iniciou sua temporada 2025/2026 no Golfo Pérsico no mesmo dia.
A chegada marca o fim de uma jornada marcada por preocupações com a segurança. Após ter de alterar seu itinerário por ameaçadas no Mar Vermelho, o navio transitou por área de atividade pirada e foi flagrado exibindo a mensagem “Guardas Armados a Bordo” em seu sistema de localização (AIS).
A longa jornada sem passageiros

Como noticiado anteriormente pelo Portal World Cruises, a MSC cancelou a viagem de travessia original do Euribia, que teria passageiros e passaria pelo Mar Vermelho, citando a “contínua situação de insegurança na região“.
Em vez de usar o atalho pelo Canal de Suez, o navio partiu do Norte da Europa em outubro e navegou vazio por mais de três semanas, contornando todo o continente africano.
Durante a rota, a embarcação fez paradas técnicas em Las Palmas (Espanha) e Durban (África do Sul) para reabastecimento.
O alerta de pirataria na Somália
O momento mais notável da travessia ocorreu no dia 3 de novembro, quando o Portal World Cruises flagrou o MSC Euribia transmitindo a mensagem “Guardas Armados a Bordo” durante passagem por uma área conhecida pelo risco de ataques de piratas.
A prática, segundo a agência Bloomberg, é usada como um “aviso aos criminosos” que monitoram os sistemas de rastreamento pela internet, além de alertar as forças navais na região.
Início da temporada regular em Dubai

Com a chegada segura a Dubai no dia 8, o MSC Euribia iniciou sua temporada 2025/2026 no Oriente Médio.
O navio agora realiza uma série de cruzeiros de sete noites que navegam por países como os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Qatar.
Em sua primeira viagem, fez escalas em Doha, Khalifa Bin Salman, Abu Dhabi e Sir Bani Yas antes de retornar a Dubai neste sábado (15/11).
Junto a Celestyal Cruises e a TUI Cruises, a MSC Cruzeiros é uma das três companhias que realizaram cruzeiros pelos Emirados nesta temporada. Outras duas, incluindo a Costa Cruzeiros, decidiram cancelar suas programações na região por preocupações de segurança.
Companhias de cruzeiro cancelam temporadas na região dos Emirados e Golfo Arábico
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Rui Minas e Daniel Capella













