
O Porto do Itaqui, no Maranhão, voltou a receber um navio de cruzeiro no último sábado (25/10), após um hiato de quase uma década. Em cruzeiro pelas regiões Norte e Nordeste do Brasil, o SH Vega foi o responsável por marcar o retorno das embarcações ao destino.
De acordo com a administração portuária local, o navio da Swan Hellenic atracou en Itaqui para que seus passageiros pudessem visitar os Lençóis Maranhenses.
Com capacidade pra cerca de 150 passageiros, o SH Vega atracou às 4h da manhã, permanecendo no porto até as 19h. A bordo, estavam pouco mais de 60 passageiros, além de 112 tripulantes de diversas nacionalidades.
De Belém aos Lençóis Maranhenses

Durante a parada no Maranhão, parte dos turistas estrangeiros realizou um passeio para Santo Amaro, na região dos Lençóis Maranhenses. Outro grupo optou por um tour pela capital maranhense, São Luís.
A visita faz parte de um roteiro de oito noites do SH Vega que partiu de Belém e navega rumo ao porto Salvador. O cruzeiro ainda inclui escala em outros destinos nas regiões Norte e Nordeste como Fortaleza e João Pessoa.
‘Um marco histórico’: o fim do hiato de 10 anos

De acordo com o Porto de Itaqui, a chegada do SH Vega é um marco histórico para o estado do Maranhão.
“Depois de uma década, o Maranhão recebe turistas estrangeiros, vindos pelo modal transporte aquaviário”, disse Ítalo Ribeiro, assessor especial de assuntos estratégicos do Porto do Itaqui.
“É o Porto do Itaqui fortalecendo sua relação porto-cidade e fazendo parte desse planejamento estratégico do estado do Maranhão ao potencializar a nossa riqueza turística“, acrescentou.

A última escala de navio de cruzeiro no Porto do Itaqui havia ocorrido em março de 2016, com o Le Lyrial da francesa Compagnie du Ponant. Antes disso, em 2015, o porto maranhense havia recebido o Europa 2, da alemã Hapag-Lloyd Cruises.
De acordo com a administração do porto, a volta dos cruzeiros a Itaqui é um passo importante para reinserir o Maranhão nas rotas dos cruzeiros.
Em 2015, a Força Área também realizou operação na costa do Maranhão para resgatar passageiro do Seven Seas Mariner, como noticiado pelo Portal World Cruises na época.
Sobre o SH Vega
Lançado em 2022, o SH Vega é um navio moderno projetado para expedições em regiões remotas, com casco reforçado classe PC5. Com capacidade para 152 passageiros, oferece uma experiência all-inclusive de alto padrão.
O navio foi o terceiro com passageiros a chegar ao Brasil nesta temporada 2025/2026, após o Scenic Eclipse e o Seabourn Venture.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Porto de Governo do Maranhão) / Imagens (©) Copyright Governo do Maranhão













