
O MSC World Europa voltou a navegar na noite desta segunda-feira (25/8) após sofrer uma falha de motor que o deixou à deriva na costa italiana por quase dez horas.
O incidente aconteceu a cerca de oito milhas náuticas da ilha de Ponza, enquanto a embarcação da MSC Cruzeiros viajava entre Gênova e Nápoles, com cerca de 8.585 pessoas a bordo.
De acordo com a agência de notícias italiana Ansa, apesar da avaria, o MSC World Europa conseguiu seguir viagem posteriormente, atracando em Nápoles com cerca de seis horas e meia de atraso.
Falha no motor e operação da Guarda Costeira
O navio havia partido de Gênova no domingo (24/8) para um cruzeiro de sete noites pelo Mediterrâneo que inclui escalas em destinos na Itália, Espanha, Malta e França.
Segundo a Ansa, embora o problema tenha acontecido algumas horas antes, a Guarda Costeira da Itália foi notificada da falha às 7h25 desta segunda-feira (25/8).
O órgão italiano então deslocou dois rebocadores para o local, disponibilizando também um helicóptero para sobrevoar a embarcação movida a GNL.
Em contato com a agência de notícias, a MSC Cruzeiros confirmou o incidente, frisando que serviços essenciais a bordo, como energia e ar-condicionado, foram mantidos por meios de geradores de emergência.
Situação a bordo e chegada a Nápoles

Por volta das 15h30, técnicos da companhia conseguiram restaurar parcialmente a propulsão do MSC World Europa, que seguiu viagem para Nápoles em velocidade reduzida, mas sem a necessidade de ser rebocado.
A embarcação foi escoltada por barcos da Guarda Costeira e chegou ao porto por volta das 20h no horário local. Condições meteorológicas favoráveis ajudaram a operação, acrescentou a Ansa.
A agência ainda disse que, após a chegada em Nápoles, a MSC realiza “verificação técnica aprofundada” a bordo do navio. A avaliação determinará se o World Europa segue viagem para Messina, também na Itália, ainda nesta noite.
Embarque atrasado
O incidente causou um atraso significativo para centenas de passageiros que aguardavam para embarcar no MSC World Europa em Nápoles, onde sua entrada estava prevista para as 14h30.
Com embarque em diversos portos de escala, os cruzeiros do MSC World Europa têm escalas em Valletta, Barcelona, Marselha, Gênova, Nápoles e Messina.
Um dos maiores da frota da MSC Cruzeiros, o navio entrou em operação no final de 2022 e vem navegando exclusivamente no Mediterrâneo desde 2023.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Ansa) / Imagens (©) Copyright MSC Cruzeiros e Daniel Capella