
A Royal Caribbean International alterou seus planos para a temporada 2026/2027 na América Latina e terá um navio menor e mais antigo navegando na região.
Substituindo o Jewel of the Seas, o Grandeur of the Seas será responsável pelos itinerários com embarque na Colômbia e Panamá que serão realizados entre os meses de maio de 2026 e abril de 2027.
Em comunicado enviado aos hóspedes com reservas, a companhia afirmou que a troca faz parte de uma iniciativa de reposicionamento de sua frota.
Mais antigo navio atualmente em operação para a companhia, o Grandeur é também ligeiramente menor que o Jewel, que agora irá navegar a partir dos EUA.
Troca de navios e a nova programação

Com a mudança, o Grandeur of the Seas ficará baseado na América Latina durante o ano inteiro a partir de maio de 2026. O navio realizará cruzeiros de sete noites partindo de Cartagena de Indias, na Colômbia, e Colón, no Panamá, com destino a Aruba, Bonaire e Curaçao, no Caribe Sul.
A Royal Caribbean confirmou que os roteiros e as datas de partida permanecerão os mesmos, alterando-se apenas a embarcação.
O Jewel of the Seas, por sua vez, assumirá os roteiros que seriam do Grandeur, partindo dos portos de Tampa e Fort Lauderdale, no estado norte-americano da Flórida.
Opções para hóspedes com reservas

Para os passageiros que já haviam reservado suas viagens no Jewel of the Seas ou no Grandeur of the Seas, a Royal Caribbean está oferecendo três opções:
- Transferência automática da reserva para a mesma viagem a bordo do novo navio, em uma cabine da mesma categoria e com o preço original protegido;
- Remarcação para qualquer outro cruzeiro da Royal Caribbean, com isenção de taxas de alteração. Os hóspedes, no entanto, precisarão arcar com potenciais diferenças de tarifa; ou
- Cancelamento da reserva com reembolso total dos valores pagos.
“Sabemos quanto tempo e esforço são dedicados ao planejamento de suas férias e lamentamos muito o inconveniente”, disse a companhia no comunicado.
Royal Caribbean retorna à América Latina em 2025/2026

A temporada 2026/2027 será a segunda consecutiva da Royal Caribbean International na América Latina. Após uma ausência de oito anos, a companhia voltou a ter embarques na região na temporada 2023/2024, com o Rhapsody of the Seas.
Os roteiros, no entanto, não foram realizados na estação 2024/2025 e voltarão a ser repetidos apenas na temporada 2025/2026, com o Serenade of the Seas.
Em uma nova fase de investimento na região, o Grandeur of the Seas realizará, pela primeira vez desde a retomada, roteiros de ano todo partindo da Colômbia e Panamá.
Navio mais antigo da frota

Atualmente o mais antigo navio da frota da Royal Caribbean, o Grandeur of the Seas é parte da classe Vision e entrou em operação em dezembro de 1996.
No passado, a companhia chegou a anunciar planos para transferir a embarcação para a frota da Pullmantur Cruceros. A mudança estava prevista para 2021, mas foi cancelada posteriormente.
Ligeiramente menor que o Jewel of the Seas, o Grandeur tem capacidade para cerca de 1.950 passageiros em ocupação dupla, além de aproximadamente 75 mil toneladas.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Royal Caribbean (Jewel)