O grupo ativista ambiental Extinction Rebellion tentou impedir o Celebrity Eclipse de atracar em Amsterdam, na Holanda, no final de julho.

De acordo com o portal Cruise Hive, o protesto visava bloquear o navio da Celebrity Cruises durante sua chegada ao porto. Cerca de trinta ativistas usaram botes, caiaques e boias infláveis para formar uma barreira em frente ao cais reservado para o Eclipse.

O impasse durou cerca de duas horas, atrasando o desembarque dos passageiros que finalizavam um cruzeiro de 11 noites pelo Norte da Europa.

Protesto, atraso e prisões

navios em trânsito Santis
Celebrity Eclipse durante escala em Santos 

Os ativistas se reuniram por volta das 4h30 da manhã para formar a barreira antes da atracação da embarcação, que estava prevista para as 6h. Após a chegada do Celebrity Eclipse, iniciou-se um impasse de duas horas.

A polícia local interveio para dispersar o protesto, em operação que acabou com cinco ativistas foram presos sob acusações de agressão, obstrução do navio e recusa em fornecer identificação.

Após a remoção do bloqueio, o Eclipse conseguiu atracar em segurança, realizando normalmente operação de desembarque e embarque de passageiros antes de partir em novo cruzeiro.

O que diz o Extinction Rebellion

Em suas redes sociais, o Extinction Rebellion justificou a ação, dizendo que os navios de cruzeiro são “desastres ambientais flutuantes”.

“Protestamos com este bloqueio contra a influência prejudicial dos navios de cruzeiro sobre os seres humanos, a natureza e o clima”, postou o grupo de ativistas.

A organização se opõe veementemente ao turismo de cruzeiros, acusando as embarcações de poluir e causar impacto ambiental nas comunidades costeiras.

“Continuaremos com ações como esta até que esta indústria de turismo prejudicial seja banida de Amsterdã e do resto da Holanda”, afirmou o grupo.

Histórico de protestos e impacto

Em 2024, ativista tenta impedir o Seven Seas Mariner de seguir viagem

Esta não é a primeira vez que o Extinction Rebellion realiza protestos do tipo. Em 2024, ações semelhantes do grupo forçaram navios de companhias como Royal Caribbean, Ambassador Cruise Line e Regent Seven Seas Cruises a atrasar ou mudar escalas em portos na Holanda.

O Portal World Cruises chegou a notificar um caso em agosto de 2024, quando o Extinction Rebellion causou problemas para a operação de cinco navios em Amsterdam e IJmuiden.

Ativistas bloqueiam escalas de navios de cruzeiro em Amsterdam, na Holanda

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Hive) / Imagens (©) Copyright Extinction Rebellion e Daniel Capella