
O navio de cruzeiros Ventura, da P&O Cruises, e o terminal de cruzeiros Mayflower, no porto de Southampton, na Inglaterra, foram evacuados na manhã deste sábado (9/8), após uma ameaça de bomba. Um homem foi preso no local, mas após uma busca, nenhum dispositivo explosivo foi encontrado.
De acordo com o jornal local Daily Echo, a operação policial causou atrasos no embarque e o fechamento temporário de um dos portões de acesso ao porto. As operações já foram normalizadas.
Homem preso é preso após ameaça de bomba
A polícia de Hampshire foi chamada ao local às 11h46 do horário local, após um homem alegar que possuía e pretendia usar um dispositivo explosivo. Ele foi preso, e um cordão de isolamento de 200 metros foi estabelecido enquanto oficiais especialistas realizavam uma busca em um caminhão.
“As buscas foram concluídas e nenhum dispositivo do tipo foi localizado”, disse um porta-voz da polícia em contato com o Daily Echo.
“Estamos satisfeitos que não há risco para o público”, acrescentou, confirmando que as operações do Ventura poderiam ser normalizadas.
Evacuação do navio e relatos de passageiros

Como medida de precaução, no entanto, a P&O Cruises tomou a decisão de evacuar tanto o navio Ventura quanto o terminal de passageiros.
Um passageiro de 28 anos que já estava a bordo relatou ao Daily Echo o momento da ação. “O capitão fez um anúncio de que estávamos na ‘zona da bomba’ e que tínhamos que sair”, disse ele. “Eles pararam de deixar os hóspedes embarcarem e fecharam o porto. Coisa de louco”.
O passageiro, que não precisou desembarcar, relatou ter visto cerca de nove carros de polícia armados e vinte oficiais com rifles.
“Estamos todos bem, mas muitos dos hóspedes estão realmente frustrados, dizendo que isso arruinou o início de nossas férias”, acrescentou.
Normalização da operação no porto
Tanto a P&O Cruises quanto a ABP, operadora do porto de Southampton, emitiram comunicados confirmando que o incidente foi resolvido e que as operações normais de embarque foram retomadas pouco depois.
“A segurança de nossos hóspedes, tripulação e funcionários do porto é nossa maior prioridade e agradecemos a cooperação das autoridades”, afirmou a P&O Cruises em nota.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Daily Echo) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella