
Representantes do Termap – Terminal de Cruzeiros de Fortaleza e o Secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, participaram de uma reunião estratégica com a MSC Cruzeiros e a CLIA Brasil.
De acordo com a administradora do Terminal, o encontro aconteceu em julho e teve como objetivo discutir estratégias para fomentar o turismo marítimo e gerar novas oportunidades para a região de Fortaleza.
Participaram da reunião Matheus Paixão, Gerente de Segurança do Termap; Marco Cardoso, representante da MSC; Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil; e Urbano Costa Lima Filho, diretor de Infraestrutura da Companhia Docas do Ceará.
Terminal completou 10 anos em 2024

Construído para a Copa do Mundo FIFA 2014, o Terminal de Cruzeiros de Fortaleza completou dez anos de operações em 2024. No mesmo ano, o equipamento ganhou um novo nome, passando a se chamar Antônio Carlos Belchior em homenagem ao músico cearense.
Após processo de concessão, o terminal passou a ser administrado pela iniciativa privada em 2023. A ABA Infraestrutura, que também possui participações nos terminais de Santos, Rio de Janeiro e Salvador, arrematou a infraestrutura, formando a Termap Fortaleza.
Cruzeiros em Fortaleza na temporada 2025/2026

O Portal World Cruises já disponibiliza, de maneira exclusiva, a programação de navios de cruzeiro que irão passar pelo porto de Fortaleza na temporada 2025/2026.
De acordo com nossa estimativa, cinco embarcações visitarão o Termap entre os meses de outubro de 2025 e fevereiro de 2026, incluindo o Seven Seas Splendor. Considerado um dos mais luxuosos do mundo, o navio da Regent Seven Seas Cruises chega ao porto do Mucuripe em 10 de dezembro.
Outro destaque é a estreia do AIDAmar, que traz passageiros alemães ao Ceará como parte de cruzeiro que começa e termina no porto de Hamburgo, na Alemanha.
Para conferir a programação completa de escalas no Terminal de Cruzeiros de Fortaleza na temporada 2025/2026, clique aqui ou no link a seguir.
Escalas de Navios de Cruzeiro em Fortaleza na temporada 2025/2026
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Termap) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Docas do Ceará