
A Prefeitura e o Porto de Barcelona chegaram a um novo acordo para reorganizar e reduzir as operações de cruzeiro na cidade espanhola.
De acordo com o jornal espanhol La Vanguardia, a medida, que foi anunciada na última semana, visa limitar a atividade de navios e substituirá um acordo anterior, de 2018.
O novo plano prevê a redução do número de terminais de cruzeiro de sete para cinco. Assim, três dos terminais atuais localizados no Cais Adossat serão demolidos em breve, acrescentou a publicação.
Demolição de terminais e construção de nova instalação

Para substituir as estruturas que serão demolidas, um novo terminal público será construído no mesmo cais. A nova instalação terá capacidade máxima para sete mil hóspedes por dia e tem previsão de inauguração parcial para 2028.
Ainda de acordo com o La Vanguardia, os terminais que serão demolidos foram construídos há mais de cinquenta anos. Além de abrir espaço para a nova infraestrutura, a demolição permitirá a reabilitação da área e a instalação de um sistema de shore-power.
Objetivo é limitar crescimento e afastar cruzeiros do centro
O prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, afirmou que a substituição dos terminais atuais visa “limitar a atividade de cruzeiros e garantir que, no mínimo, ela não cresça mais”.
“Este novo terminal é essencial para o futuro, porque queremos priorizar os cruzeiros que são de ‘homeport’, ou seja, aqueles que começam e terminam seus itinerários na cidade, e também os cruzeiros pequenos”, disse o presidente do Porto de Barcelona, José Alberto Carbonell.
A medida ainda visa tirar os navios de cruzeiro do centro de Barcelona, movendo os hóspedes integralmente para a área do Cais Adossat.
Concentração de operações no Cais Adossat

Assim, todas as operações de cruzeiro no Cais Adossat serão concentradas, que fica mais distante do centro da cidade. Com isso, o Terminal Sul do World Trade Center será fechado para navios de cruzeiro no final de 2026. O Terminal Norte, que ficava em frente ao shopping center Maremàgnum, já havia sido fechado em 2023.
O Cais Adossat já abriga os terminais mais modernos do porto, incluindo um recém-inaugurado pela MSC Cruzeiros e outro que está sendo construído pelo Royal Caribbean Group, com previsão de inauguração em 2027.
O local ainda conta com o tradicional PalaCruceros, terminal da Costa Cruzeiros que abriu em 2007, e o Helix, terminal operado pela Carnival Corporation que abriu no começo de 2018.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de La Vanguardia) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella