Após mais de uma década de especulações e atrasos, o projeto de construção do Titanic II, uma réplica moderna do famoso transatlântico, ganhou nova data de conclusão. O magnata australiano Clive Palmer disse, em comunicado recente, que a viagem inaugural da embarcação está agora programada para junho de 2027, partindo de Southampton, na Inglaterra.

Segundo o portal Cruise Hive, a novidade foi anunciada por Palmer em um comunicado recente. Apesar do anúncio, o ambicioso projeto ainda enfrenta um desafio fundamental: ainda não há um estaleiro contratado para a construção do navio.

Lançada pelo empresário para conduzir o projeto, a Blue Star Line, está atualmente buscando propostas de estaleiros interessados, acrescentou o site.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Retomada vem do final de 2024

Titanic II obstáculo projeto
Ideia é que o navio agora entre em operação em 2027

Palmer vem tentando retomar o projeto desde o final de 2024, tendo, inclusive, realizado uma conferência de imprensa na Sydney Opera House para anunciar suas intenções.

“Estamos muito satisfeitos em anunciar que, após atrasos globais imprevistos, reengajamos nossos parceiros para dar vida ao sonho do Titanic II”, afirmou o magnata na ocasião.

De acordo com o site Seatrade Cruise News, entre os parceiros confirmados estão a empresa finlandesa de design naval Deltamarin, que fará uma revisão do projeto, e a V.Ships Leisure, que será responsável pelo suporte e gerenciamento da construção.

Como será o Titanic II: uma réplica com tecnologia moderna

Titanic II obstáculo projeto
Projeto do Titanic II prevê melhorias de segurança

A ideia central do projeto é oferecer aos passageiros uma “jornada de volta no tempo”, recriando a aparência e os interiores luxuosos do navio original de 1912, incluindo a grande escadaria e as acomodações baseadas em classes.

No entanto, a réplica será construída seguindo os mais modernos padrões de segurança, com um casco soldado, diferente do original rebitado.

O Titanic II ainda contará com estabilizadores e um deck extra dedicado a botes salva-vidas, além de propulsão moderna, utilizando um sistema diesel-elétrico em vez das caldeiras a carvão originais.

O navio terá 56.000 toneladas brutas, em comparação com as 46.329 do original, e capacidade para 2.435 passageiros e cerca de 900 tripulantes.

Um projeto de mais de uma década

Titanic II
Projeto foi lançado oficialmente em 2012

Como noticiado pelo Portal World Cruises na época, o plano de construir uma réplica do Titanic foi anunciado pela primeira vez por Clive Palmer em 2012.

Desde então, o projeto enfrentou múltiplos adiamentos, incluindo reveses financeiros e a pandemia, o que gerou ceticismo no mercado. Com o novo anúncio, a expectativa é que o navio finalmente saia do papel, 115 anos após a viagem do transatlântico original.

O projeto foi relançado pela última vez em 2019. Na ocasião, Palmer queria que o Titanic II começasse a operar em 2022, também realizando a rota do Atlântico Norte entre a Inglaterra e os Estados Unidos.

Em notícias relacionadas, o Shopping Eldorado, em São Paulo, recebe uma exposição imersiva sobre o Titanic a partir do mês de outubro. A mostra internacional já passou por diversos países no mundo. Confira mais detalhes:

Exposição imersiva sobre o Titanic chega a São Paulo em outubro; veja detalhes e preços

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Hive e Seatrade Cruise News) / Imagens (©) Copyright Blue Dream Star