
O Porto de Ushuaia, na Argentina, registrou um incidente envolvendo dois navios de expedição na noite desta segunda-feira (5/1).
Atingido por fortes rajadas de vento, o World Voyager rompeu suas amarras e acabou colidindo contra o Viking Octantis, que também estava atracado no cais.
Segundo informações do jornal local El Diario del Fin del Mundo, a ocorrência foi provocada por uma rajada de vento próxima a 40 nós, o equivalente a cerca de 75 km/h. A rajada súbita fez ceder um cabo de amarração que estava preso na popa do World Voyager, soltando a embarcação.
No momento do impacto, os ventos sustentados eram de 30 nós — limite ainda abaixo dos 32 nós que obrigam o fechamento operacional do porto, mas suficiente para tensionar o equipamento de amarre do próprio navio.
Um vídeo compartilhado pelo portal argentino Noticias de Cruceros mostra o momento em que os navios se chocam após o rompimento dos cabos.
Danos e manobra de emergência
Ainda segundo o jornal local, ao perceber a aproximação descontrolada, a tripulação do Viking Octantis realizou uma manobra preventiva rápida, o que ajudou a amortecer o choque e evitar avarias maiores.
O impacto ocorreu bem acima da linha d’água, disse El Diario del Fin del Mundo, de forma que a estanqueidade dos cascos não foi comprometida.
O jornal argentino acrescentou que o Viking Octantis sofreu apenas danos leves em deck externo na popa. Já o World Voyager registrou uma fissura na popa em decorrência da batida com o navio da Viking Cruises.
Viagens mantidas

Apesar do susto e dos danos visíveis, as inspeções técnicas confirmaram que não houve comprometimento estrutural ou ingresso de água em nenhuma das embarcações, acrescentou a fonte local.
Ambos os navios foram considerados aptos para navegar e seguem com suas programações de viagem rumo à Antártica.
Operado pela Atlas Ocean Voyages, o World Voyager tem capacidade para 200 passageiros, além de cerca de 10 mil toneladas.
Já o Viking Octantis conta com 30.000 toneladas e é parte da frota da Viking. Projetado para cruzeiros de alto padrão em destinos remotos, tem capacidade para 378 passageiros.
Leia também: Ventania faz navio de cruzeiro derrubar passarela na água e colidir com cargueiro em Buenos Aires
Ventania faz navio de cruzeiro derrubar passarela na água e colidir com cargueiro em Buenos Aires
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de El Diario del Fim del Mundo) / Imagem (©) Copyright Noticias de Cruceros e Atlas Ocean Voyages













