Uma futura temporada de cruzeiros da Norwegian Cruise Line (NCL) no Brasil é uma questão de “quando, e não se vai ser”. A afirmação é de Estela Farina, diretora geral da Norwegian Cruise Line Holdings no Brasil.

Após cancelar até mesmo suas escalas pelo país no ano passado, a companhia tem intenção de retornar ao país com uma operação mais robusta no futuro, destacou.

A declaração foi feita durante o 7º Fórum CLIA Brasil, que aconteceu no último dia 3, na sede da Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília.

Segundo Farina, embora “não seja ainda um plano tão próximo”, uma temporada servindo o mercado brasileiro segue em pauta na NCL.

‘Esperança e perspectiva muito mais positiva’

temporada Norwegian Cruise Line Brasil
Farina participou do painel “Panorama Global: Estratégias das Companhias para o Brasil e o Mundo”

No evento, que debateu a melhoria da competitividade do setor no país, Estela Farina disse que movimentações recentes trouxeram um otimismo renovado.

“Eu sempre gosto de dizer quando vai ser, não se vai ser (…) As reuniões sempre trazem uma esperança e uma perspectiva muito mais positiva“, acrescentou.

Farina ainda destacou a presença de outras marcas do grupo no país, como a Oceania Cruises e a Regent Seven Seas Cruises, que operam cruzeiros de alto padrão.

“Já para a Norwegian, a gente espera em breve conseguir também estar mais presente aqui na costa“, acrescentou a diretora, citando os gargalos do país como impeditivo atual.

Enquanto isso: foco no mercado de luxo e exportação

Navios da Regent Seven Seas seguem visitando o litoral brasileiro

Enquanto um retorno com temporada completa não se concretiza, a diretora destacou o potencial do país como destino para as marcas de alto padrão do grupo.

“Através da Oceania e da Regent Seven Seas, que são os nossos navios de luxo, nós sempre temos passagens aqui, que são passagens importantes. Os navios sempre vêm lotados“, afirmou.

Na temporada 2025/2026, por exemplo, a companhia terá a presença de três navios na região, incluindo uma operação inédita do Oceania Vista. Construída em 2023, a embarcação passa por vários destinos nacionais durante viagem de volta ao mundo.

“Como destino, nosso litoral está super alinhado com o produto dessas nossas marcas. Se o luxo tem uma tendência à proximidade com natureza, a grandes experiências e ao serviço com experiências mais autênticas, o Brasil tem tudo isso para oferecer,” disse Farina.

Atualmente, o principal foco da NCL no país é a venda de cruzeiros internacionais para o público brasileiro, com destinos como Caribe, Europa e Alaska como opções populares.

Oceania Vista

Histórico da NCL no Brasil e cancelamentos recentes

Norwegian Getaway
Visto aqui ao deixar o Rio de Janeiro em agosto de 2016, o Norwegian Getaway foi o maior navio da companhia a visitar o país

A Norwegian Cruise Line tem um longo histórico na América do Sul, com presença regular desde 1998. A relação com o Brasil, no entanto, é mais pontual. A primeira passagem da marca principal no país ocorreu em 2016, quando o Norwegian Getaway serviu como hotel flutuante no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas.

Na temporada seguinte, 2016/2017, o Norwegian Sun ofereceu algumas saídas com embarques em Santos e no Rio, na que foi uma das presenças mais significativas da companhia no país. Após um hiato, a NCL voltou a visitar o Brasil com o Norwegian Star em 2022.

Já no ano passado, a companhia encerrou por completo suas operações na América do Sul, cancelando os itinerários na região previstos para a temporada 2025/2026 e confirmando também que não teria navios no destino em 2026/2027.

Norwegian Cruise Line cancela temporada inteira na América do Sul

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e CLIA Brasil