
Uma forte tempestade costeira que atinge a região de Nova York prende cinco navios nos portos da cidade desde domingo (12/10), impactando mais de 20 mil passageiros de cruzeiros e forçando alterações significativas nos itinerários.
As embarcações, incluindo o Symphony of the Seas da Royal Caribbean International e o MSC Meraviglia da MSC Cruzeiros, tiveram suas partidas suspensas indeterminadamente devido às condições perigosas do mar, que levaram à interrupção dos serviços de praticagem no porto.
A expectativa é que, agora, os navios possam finalmente deixar o porto nesta terça-feira (14/10), com roteiros já alterados.
O caso do Symphony of the Seas: de 3 escalas para apenas 1

O caso mais emblemático é o do Symphony of the Seas, um dos maiores navios de cruzeiro do mundo. Após passar duas noites extras atracado em Nova Jersey, o navio teve sua partida remarcada para as 11h da manhã desta terça-feira, no horário local.
Com o atraso, o roteiro de sete noites para as Bahamas que realizaria foi drasticamente reduzido. Em comunicado aos hóspedes, a Royal Caribbean confirmou o cancelamento das escalas em Porto Canaveral, nos EUA, e Nassau, nas Bahamas.
Agora, o Symphony of the Seas realizará apenas uma parada, na ilha privativa da companhia, Perfect Day at CocoCay. A escala, no entanto, também precisou ser encurtada.
Como compensação, a companhia ofereceu um crédito para um cruzeiro futuro no valor de dois dias da tarifa paga, além de 50% de desconto em bebidas durante a espera.
Ranking: conheça os 10 maiores navios de cruzeiro do mundo em 2025
Efeito dominó: do MSC Meraviglia ao Norwegian Getaway

A situação se repete com outras embarcações de grande porte, incluindo o MSC Meraviglia que, com mais de 5.600 passageiros, também aguarda para iniciar sua viagem. Atracado no Brooklyn, o navio da MSC Cruzeiros tem previsto um cruzeiro de sete noites para as Bahamas.
Já o Norwegian Getaway, da Norwegian Cruise Line, que partiria para um cruzeiro de sete noites pelo Canadá e Nova Inglaterra, teve sua partida adiada para hoje e seu roteiro alterado.
As escalas em Newport e Boston, nos EUA, foram canceladas, e o navio seguirá diretamente para Bar Harbor, no estado norte-americano do Maine.
Dois navios que servem o mercado alemão também foram impactados. O Europa, da Hapag-Lloyd Cruises, teve o início de sua travessia para a Alemanha atrasado. Já o Mein Schiff 1, da TUI Cruises, que estava em uma parada com pernoite, pode ter sua partida também afetada. As informações são do portal especializado Cruise Hive.
O que é uma tempestade ‘Nor’easter’?

A tempestade que afeta a região é uma “nor’easter”, um tipo de ciclone extratropical de grande escala que se forma no Oceano Atlântico Norte.
O fenômeno tem provocado ventos de quase 100 km/h, ondas de até 4,5 metros e inundações costeiras, levando os estados de Nova York e Nova Jersey a declararem estado de emergência.
Outro caso semelhante aconteceu há algumas semanas, quando o Furacão Erin também prendeu navios de cruzeiro no porto de Nova Iorque.
Furacão Erin “prende” navios de cruzeiro em Nova Iorque e força mais mudanças de roteiro
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Hive) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella