
A Royal Caribbean International decidiu estender o cancelamento de todas as visitas ao seu destino privativo, Labadee, até o dia 31 de outubro.
Em um comunicado enviado a agentes de viagem, a companhia citou a contínua preocupação com a segurança no Haiti, onde o porto está localizado, como motivo para a decisão.
“Temos monitorado a evolução da situação em Porto Príncipe, Haiti, e, por excesso de cautela, estamos cancelando nossas visitas a Labadee até 31 de outubro”, explicou a empresa.
Cinco navios afetados, incluindo o Icon of the Seas
A suspensão das escalas afeta os itinerários de cinco navios que tinham paradas programadas em Labadee durante este período. A lista inclui o Radiance of the Seas, o Oasis of the Seas, o Freedom of the Seas, o Adventure of the Seas e também o maior navio de cruzeiros do mundo, o Icon of the Seas.

Com a decisão, os itinerários afetados ganharão um dia extra de navegação ou substituirão a parada por outros destinos no Caribe ou nas Bahamas. Entre os portos alternativos estão Grand Turk (Turks e Caicos), George Town (Ilhas Cayman), Nassau (Bahamas) e Costa Maya (México).
A Royal Caribbean informou que todas as excursões em terra que foram pré-reservadas para Labadee serão totalmente reembolsadas na forma de pagamento original.
Histórico de suspensões e a situação no Haiti
A Royal Caribbean não vem escalando Labadee desde os primeiros meses de 2024. Na ocasião, a companhia afirmou que a suspensão das visitas aconteceu por excesso de cuidado, já que o Haiti vinha enfrentando agitação civil e violência de gangues.
Embora as operações tenham sido brevemente retomadas na temporada 2024/2025, a companhia voltou a suspender as paradas em abril de 2025.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cruise Industry News) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella