Notícias sobre uma proibição de óculos inteligentes, os smart glasses, a bordo dos navios da MSC Cruzeiros circularam em diversos veículos de comunicação recentemente. A regra oficial da companhia, no entanto, não impede o embarque dos aparelhos, mas restringe sua utilização.

De acordo com apuração do Portal World Cruises, a determinação consta atualmente na lista de itens proibidos do site da armadora nos Estados Unidos. O texto especifica que a restrição se aplica ao uso em ambientes sociais, citando a capacidade de gravação oculta.

“Dispositivos capazes de gravar ou transmitir dados de forma oculta ou discreta (por exemplo, óculos inteligentes) não são permitidos nas áreas públicas do navio“, diz o regulamento norte-americano.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

Venda em lojas a bordo

MSC Armonia
Área de lojas do MSC Armonia, um dos navios da MSC Cruzeiros em temporada pelo Brasil

Apesar da restrição de uso em áreas comuns listada na página de segurança, o Portal World Cruises também identificou relatos de passageiros que adquiriram o equipamento dentro dos próprios navios.

Viajantes afirmam em fóruns online que modelos de óculos inteligentes, como os Ray-Ban Meta, são vendidos nas lojas duty-free a bordo da frota da companhia, inclusive nos navios que atualmente realizam temporada no Brasil.

Regra não aparece no site brasileiro

O Portal World Cruises consultou também a versão brasileira do site oficial da MSC Cruzeiros, que não exibe nenhuma informação sobre itens proibidos em sua página dedicada à bagagem.

Já a versão nacional do MSC Book, portal voltado a agentes de viagem, traz uma seção sobre “Itens Proibidos” e bagagem mas não faz menção específica a óculos inteligentes ou dispositivos de gravação discreta.

A lista brasileira cita como proibidos itens como álcool, armas de fogo, objetos pontiagudos, materiais inflamáveis, ferros de passar, chaleiras e drones (este último permitido o embarque, mas proibido o uso a bordo).

Já a versão dos Estados Unidos inclui o parágrafo sobre os óculos na seção de itens que podem ser confiscados pela segurança portuária caso representem perigo à segurança ou privacidade.

O que são os “smart glasses”

óculos inteligentes MSC Cruzeiros
Meta Ray-Ban é um dos modelos mais populares de smart glasses

Os óculos inteligentes são dispositivos eletrônicos vestíveis que integram câmeras, microfones e alto-falantes a armações de óculos convencionais.

Modelos recentes e populares, como os Meta Ray-Ban, permitem que o usuário capture fotos, grave vídeos e realize transmissões ao vivo para as redes sociais diretamente do rosto, sem o uso das mãos.

A tecnologia gera debate sobre privacidade pois, ao contrário de um smartphone que precisa ser erguido para filmar, os óculos podem gravar discretamente, dificultando que outras pessoas percebam que estão sendo filmadas.

Leia também: Vai embarcar em um cruzeiro? Veja regras e tudo o que você precisa saber sobre bagagens a bordo

Vai embarcar em um cruzeiro? Veja regras e tudo o que você precisa saber sobre bagagens a bordo

Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Daniel Capella e Meta