
A reestruturação da temporada 2026/2027 da MSC Cruzeiros, anunciada nesta terça-feira (3/2), alterou significativamente os roteiros na América do Sul.
Com o cancelamento do MSC Lirica e a reforma confirmada do MSC Musica, parte significativa dos itinerários na região foi redesenhada.
O Portal World Cruises detalha abaixo como ficou a operação de cada navio, quais portos serão atendidos e o impacto técnico da troca das embarcações.
MSC Musica: o navio “multitarefa”

O MSC Musica é o centro das mudanças para a temporada 2026/2027, passando a realizar embarques em mais portos do que o inicialmente previsto.
A MSC Cruzeiros ainda disse que a reforma do navio e a de seu gêmeo, o MSC Orchestra, foram o estopim para o cancelamento da temporada local do MSC Lirica.
Após receber o novo MSC Yacht Club no final de 2026, o MSC Musica passa a realizar itinerários entre o Sudeste, o Sul e o Prata. O navio será único navio da temporada a realizar embarques em quatro portos brasileiros diferentes:
- Portos de embarque: Santos em novembro, dezembro, janeiro e março; além de Rio de Janeiro, Itajaí e Paranaguá em janeiro e fevereiro.
- Mini-cruzeiros: viagens curtas de três e quatro noites partindo de Santos, visitando destinos como Ilha Grande, Búzios e Ilhabela.
- Roteiro Prata: viagens de oito e nove noites partindo de Santos rumo a Buenos Aires, Montevideo, Punta del Este e Balneário Camboriú durante período de festas e começo de janeiro.
- Roteiro Sul/Sudeste: viagens de sete noites partindo de Rio, Itajaí e Paranaguá, com escalas em Ilhabela, Búzios e Ilha Grande entre o final de janeiro e meados de fevereiro. O roteiro havia sido anunciado originalmente para o MSC Lirica.
MSC Musica será revitalizado e ganhará Yacht Club antes de temporada brasileira
Rio e Sul: “upgrade” de hardware

Embora a saída do MSC Lirica reduza o volume total de leitos, a substituição pelo MSC Musica representa também um “upgrade” para os passageiros que embarcam no Rio de Janeiro, Itajaí e Paranaguá.
O público local poderá embarcar em um navio recém-revitalizado, com a possibilidade de optar pelo produto de alto-padrão da companhia, o Yacht Club.
A operação marcará, inclusive, a primeira vez que o conceito estará disponível para passageiros partindo de Itajaí e Paranaguá.
Outras mudanças significativas:
- Mais varandas: o projeto original da classe Lirica oferece um número limitado de cabines com varanda. Um dos diferenciais do MSC Musica é a disponibilidade de uma oferta muito maior desse tipo de acomodação.
- Navio renovado: Enquanto o Lirica viria com sua configuração padrão, o Musica chegará ao Brasil recém-saído de uma reforma na Europa, trazendo interiores atualizados e potenciais novas atrações como restaurantes de especialidade, spa modernizado e mais.
Urgente: MSC cancela vinda do Lirica ao Brasil e altera roteiros para temporada 2026/2027
Temporada 100% Yacht Club

Outro reflexo direto da mudança é a ampla disponibilidade do produto de alto padrão da MSC Cruzeiros. Com o cancelamento do Lirica (que não possui a área privativa) e a confirmação da instalação do produto no Musica, a MSC alcança um feito inédito: 100% dos navios da temporada contarão com o MSC Yacht Club.
Seja embarcando no MSC Virtuosa em Maceió, no MSC Divina em Balneário Camboriú ou no MSC Musica em Paranaguá, o passageiro poderá optar por um produto que inclui suítes em área reservada, mordomo 24h, restaurante dedicado e pacote de bebidas incluído.
MSC Virtuosa e MSC Divina

Os outros dois navios da temporada brasileira mantêm suas programações originais, oferecendo itinerários distintos:
- MSC Virtuosa – Nordeste: o maior e mais moderno navio da temporada segue com viagens semanais de sete noites partindo de Santos, Salvador e Maceió. A embarcação será a única a visitar o Nordeste regularmente na temporada 2026/2027.
- MSC Divina – Prata: em sua primeira temporada completa na região, oferece mini-cruzeiros partindo de Santos, além de itinerários rumo ao Prata. Com sete noites, as viagens visitam Argentina e Uruguai e mantém a base dupla em Santos e Balneário Camboriú.
A temporada ainda contará com o MSC Splendida realizando embarques em Buenos Aires, na Argentina, e Montevideo, no Uruguai, para itinerários rumo ao Brasil.
Resumo dos Embarques por Porto
Com o novo desenho da temporada 2026/2027, a MSC mantém a oferta em sete portos brasileiros:
- Santos: MSC Virtuosa, MSC Divina e MSC Musica (em novembro, dezembro, janeiro e março);
- Rio de Janeiro: MSC Musica (entre janeiro e fevereiro, substituindo o Lirica);
- Itajaí: MSC Musica (entre janeiro e fevereiro, substituindo o Lirica);
- Paranaguá: MSC Musica (entre janeiro e fevereiro, substituindo o Lirica);
- Balneário Camboriú: MSC Divina (seis saídas entre fevereiro e março);
- Salvador: MSC Virtuosa;
- Maceió: MSC Virtuosa.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de MSC Cruzeiros) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella













