
A contagem regressiva para a temporada brasileira da Costa Cruzeiros ganhou força nas últimas semanas. Os dois navios da companhia que estarão no país em 2025/2026, o Costa Diadema e o Costa Favolosa, já encerraram suas programações de verão no Norte Europeu.
No final de setembro, as embarcações chegaram ao Mediterrâneo, onde operam antes de cruzar o Atlântico. Após meses realizando roteiros pela Escandinávia, Fiordes Noruegueses, Islândia e Ilhas Britânicas, o Diadema e o Favolosa se despediram de seus portos base na Alemanha e Dinamarca e, agora, realizam uma curta temporada no Mare Nostrum.
Os cruzeiros de outono são a etapa final da operação europeia dos navios, que chegam ao Brasil em novembro.
Costa Cruzeiros anuncia temporada 2025/2026 no Brasil e América do Sul
A ‘despedida’ da Europa: os roteiros atuais

O Costa Favolosa, que deixou Hamburgo, na Alemanha, em 12 de setembro, está atualmente realizando uma série de mini-cruzeiros de três e quatro noites pelo Mediterrâneo Ocidental. As viagens, que seguem até o final de outubro, têm escalas na Espanha, França e Itália.
Já o Costa Diadema partiu de Copenhagen, na Dinamarca, em 13 de setembro e agora realiza roteiros de quatro a 10 noites pelo Mediterrâneo, com um diferencial: o navio visita destinos menos usuais para a frota da Costa, como Gibraltar, na Inglaterra, além de Tânger e Casablanca, no Marrocos.
A chegada ao Brasil: COP30 e a temporada regular

Após encerrarem suas programações europeias de 2025, os navios iniciam suas viagens de travessia rumo à América do Sul.
Em operação inédita, o Costa Diadema terá uma missão especial ao chegar no Brasil no começo de novembro.
A embarcação navegará sem passageiros para Belém do Pará, onde servirá como hotel flutuante durante a COP30. Somente após o evento, o navio seguirá para o sul para iniciar sua temporada regular com embarques em Santos e Itajaí.
O Costa Favolosa, por sua vez, navegará diretamente para a região Sudeste para começar sua temporada local. A programação inclui inicialmente uma série de mini-cruzeiros partindo de Santos.
Em dezembro, o navio passa a realizar cruzeiros mais longos rumo a Argentina e Uruguai partindo do Rio de Janeiro.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella