João Pessoa deve receber o SH Vega na próxima semana. De acordo com o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, o navio da Swan Hellenic visita o Porto de Cabedelo na quarta-feira, 29 de outubro.

A informação foi revelada por Barbosa durante entrevista ao programa “Ô Paraíba Boa”, da Rádio 100.5 FM, reproduzida pelo portal local Fonte83. A visita da embarcação de alto padrão, no entanto, não constava nos itinerários oficiais do navio divulgados pela Swan Hellenic.

✅ Clique aqui para seguir o novo canal do Portal World Cruises no WhatsApp e receber todas as atualizações do mercado de cruzeiros no Brasil e mundo!

O anúncio da escala e o perfil do navio

navio de luxo em João Pessoa
Porto de Cabedelo serve a capital paraibana João Pessoa

Segundo o presidente da Companhia Docas, o SH Vega chegará a Cabedelo às 7h, com 162 passageiros. Em cruzeiro pela América do Sul, o navio deve partir no final da tarde do mesmo dia.

Durante a entrevista, Barbosa descreveu a embarcação como sendo de “altíssimo luxo” e voltada “só para milionários”.

“Olha o poder aquisitivo desse pessoal. São 162 pessoas pagando 25 mil dólares cada. É um turismo muito seleto, mas importante para projetar Cabedelo nesse circuito de alto padrão”, afirmou.

Comissionado em 2022, o SH Vega foi projetado para itinerários em regiões remotas do globo, navegando especialmente no Ártico e na Antártica.

SH Vega

Limitações atuais e planos para dragagem

Barbosa também contextualizou a visita do navio de menor porte, explicando que João Pessoa ainda não pode receber os grandes navios da temporada regular devido a limitações na bacia de manobras.

“Esses navios maiores têm mais de 330 metros de comprimento. Hoje, no Porto de Cabedelo, ele não faria o giro na bacia de evolução. Ele até atraca, mas não consegue manobrar. Por isso, as empresas não incluem Cabedelo na rota regular”, afirmou Barbosa à rádio.

Ele ressaltou, no entanto, que um projeto de dragagem e ampliação da bacia de evolução já está elaborado e busca recursos via PAC.

“Estamos buscando os recursos para que Cabedelo possa receber esses grandes navios“, disse, citando companhias como Royal Caribbean e MSC.

Em comunicado divulgado em março, o porto já havia manifestado a intenção de “ser oficialmente inserido na rota internacional de cruzeiros”.

Após as chegadas do Scenic Eclipse e do Seabourn Venture, o SH Vega é o terceiro navio da expedição a chegar ao Brasil na temporada 2025/2026.

Temporada de cruzeiros terá ‘abertura de luxo’ antes dos navios de cabotagem

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Fonte83, Rádio 100.5 FM e Porto de Cabedelo) / Imagens (©) Copyright Swan Hellenic e Porto de Cabedelo