
Naim José Ayub será o diretor de cruzeiros do Costa Diadema durante a temporada 2025/2026. Com mais de 35 anos de experiência a bordo, o veterano animador da Costa Cruzeiros confirmou a informação recentemente em seu perfil no Instagram.
“Importante: embarco no Costa Diadema no dia 29 de setembro e fico até o final da temporada brasileira”, disse Ayub em um vídeo publicado no começo de agosto.
Após atuar como diretor de cruzeiros do Costa Pacifica na temporada 2024/2025, Naim deve seguir no Diadema até o final de abril, data em que o navio retorna à Europa.

Junto a equipes de terra da Costa Cruzeiros, Ayub já está planejando a programação de entretenimento da embarcação, que chega ao Brasil no começo de novembro.
“Estou aqui no escritório da Costa em São Paulo para fazer um mês aqui, criando a programação do Costa Diadema. Estamos em trabalho”, afirmou o diretor de cruzeiros em outro vídeo recente.
Confira a trajetória de Naim Ayub em especial publicado pelo Portal World Cruises no começo do ano e que está disponível neste link.
Conheça a história e trajetória de Naim Ayub, diretor de cruzeiros na Costa
Papel do diretor de cruzeiros
Com Naim a bordo do Costa Pacifica, Sabrina Annibaldi foi a diretora de cruzeiros do Costa Diadema na temporada 2024/2025. Em entrevista exclusiva com o Portal World Cruises a bordo do navio, a chefe do entretenimento detalhou o papel desempenhado pelos ocupantes do cargo.
“O diretor de cruzeiros cuida de todos os espetáculos no teatro, todos os dançarinos, cantores e artistas, como acrobatas e humoristas”, explicou.

“Supervisiona também toda a animação, tanto para adultos como infantil, além de todos os músicos nos salões e bares”, acrescentou Annibaldi.
Na temporada 2024/2025, o Costa Diadema contava com uma equipe de entretenimento formada por 85 pessoas, incluindo técnicos e contra-regras. “Para a animação adulta, temos entre 12 e 14 pessoas, enquanto para crianças, temos por volta de 13 pessoas”, explicou.
O papel do diretor de cruzeiros, no entanto, vai além da preparação de programação e supervisão de atividades, disse Annibaldi.
Rosto do navio
“Na verdade, somos a voz e o rosto do navio. No sentido de que o diretor é a pessoa mais reconhecida em um navio, por ser quem, todas as noites, sempre apresenta os espetáculos”, explicou.
“Além disso, a parte da diversão, que cuidamos a bordo, é muito importante. É aquilo que diferencia um navio de um hotel, com essa parte do entretenimento, que é muito forte”, disse.

O diretor de cruzeiros verifica se todas as atividades estão correndo bem, acrescentou Annibaldi, ouvindo também sugestões e feedback dos hóspedes.
“Essa coordenação e comunicação são fatores muito importantes. Nem todos os cruzeiros são iguais, podemos oferecer produtos diferentes em diferentes semanais, dependendo principalmente do público. Assim, temos que sempre estar ali para verificar e controlar se a programação está adequada ou não e, se for o caso, intervir e melhorar”, concluiu.
Texto e Imagens (©) Copyright Daniel Capella