
O MSC Virtuosa, novidade da MSC Cruzeiros para a temporada brasileira de cruzeiros 2026/2027, acaba de concluir uma revitalização na Europa. Comissionado em 2021, o navio passou três semanas em doca seca no estaleiro Damen Shiprepair, em Rotterdam, na Holanda, para manutenção técnica e estética.
A embarcação, que será a maior da história a navegar no Brasil, dividindo o título com seu gêmeo MSC Grandiosa, retomou suas operações nesta quarta-feira (19/11), iniciando uma travessia rumo ao Caribe.
MSC Virtuosa no Brasil: navio assume o título de maior da história do país na temporada 2026/2027
O que foi feito na doca seca?
A doca seca marcou a primeira vez que o MSC Virtuosa retornou a um estaleiro desde a sua estreia em maio de 2021. Como padrão na indústria de cruzeiros, a doca-seca é parte do processo regulatório que permite ao navio operar com passageiros.
No período em estaleiro, o navio passa por inspeções e checagens técnicas, além de renovações pontuais em suas áreas de hotel. Os trabalhos geralmente incluem manutenção técnica de motores e sistemas, além de pintura do casco e remoção de incrustações marinhas.
Nas áreas de hóspedes, costumam ser realizadas a troca de carpetes, pisos e estofados, além de retoques de pintura, garantindo que o navio mantenha seu aspecto de novo.
Por que os navios param?

Como explicado anteriormente pelo Portal World Cruises, as paradas em doca seca são obrigatórias por regulação internacional.
A cada cinco anos, navios de passageiros precisam passar por uma inspeção completa fora da água para renovar seus certificados de operação e segurança.
É comum que as companhias aproveitem esse período para realizar melhorias nas áreas públicas, garantindo que a experiência a bordo continue atualizada.
Confira os itinerários do MSC Virtuosa e dos outros navios da companhia que estarão no Brasil em 2026/2027:
O futuro do MSC Virtuosa no Brasil
Escalado para os roteiros de Caribe sem visto da MSC Cruzeiros, o Virtuosa retorna ao Mediterrâneo durante o verão europeu de 2026.
Em novembro de 2026, o navio embarca em nova viagem transatlântica, desse vez, seguindo rumo ao Brasil para sua estreia na América do Sul.
Com 181 mil toneladas, o MSC Virtuosa oferecerá roteiros pelo Nordeste com embarques em Santos, Salvador e Maceió, trazendo atrações exclusivas como o robô bartender Rob e a promenade coberta por um domo de LED.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Palumbo Malta e Rui Minas













