A Mediterranean Shipping Company (MSC), empresa controladora da MSC Cruzeiros, está avaliando a possibilidade de investir ou adquirir a companhia aérea europeia de baixo custo easyJet. A informação foi divulgada pelo jornal italiano Corriere della Sera.

Segundo a publicação, que cita três fontes a par das discussões, a aquisição seria estratégica por ser “útil para as atividades de cruzeiro” da MSC, dado o forte posicionamento da easyJet nos principais mercados europeus.

O negócio seria realizado em conjunto com um fundo de investimento, seguindo modelo adotado pela empresa para outras aquisições recentes.

As avaliações ainda são preliminares. Procuradas pelo jornal, a MSC negou um envolvimento direto, enquanto a easyJet afirmou que “não comenta especulações”.

A busca da MSC por uma companhia aérea

MSC demonstrou interesse por operações da ITA Airways em 2022

Essa não é a primeira vez que sites e jornais especializados citam as intenções da MSC de entrar no mercado de aviação de passageiros.

O grupo, que já possui uma companhia aérea de carga, a MSC Air Cargo, já tentou adquirir a ITA Airways, de acordo com o AEROIN. A negociação pela sucessora da Alitalia aconteceu em 2022 mas acabou não se concretizando.

Segundo as fontes do Corriere della Sera, outras companhias como a TAP de Portugal e a norte-americana Spirit Airlines também foram consideradas pela empresa, mas não despertaram o interesse do grupo.

Por que a easyJet?

MSC compra easyJet
easyJet em forte presença em aeroportos primários como o de Lisboa em Portugal

Ainda de acordo com o jornal italiano, a easyJet é vista como um alvo atrativo por sua forte presença em mercados cruciais para a operação da MSC Cruzeiros na Europa, como Itália, França, Grécia, Espanha e Reino Unido.

Com uma capitalização de mercado de cerca de 4 bilhões de euros, o preço da companhia aérea também é considerado “interessante” pelo mercado.

O jornal ainda destaca o poder financeiro da MSC para uma aquisição deste porte. A empresa possui uma liquidez estimada entre 55 e 60 bilhões de euros, impulsionada pelos lucros recordes do setor marítimo no período pós-pandemia.

Além disso, a companhia tem se expandido em diversos setores da logística, operando também portos, navios de cruzeiro, cargueiros, ferries e ferrovias.

O alvo: um raio-x da easyJet

Mediterranean Shipping Company
MSC opera frota de quase mil cargueiros

Fundada há quase 30 anos por Stelios Haji-Ioannou, a easyJet se consolidou como uma das companhias aéreas mais relevantes da Europa, explicou o Corriere della Sera.

Diferente de outras empresas de baixo custo, ela tem forte presença em aeroportos primários e conta com slots considerados valiosos, em aeroportos como Londres Gatwick, Paris Orly, Milão Linate e Lisboa.

Atualmente, a empresa opera uma frota de 356 aeronaves e tem um pedido para outros 290 novos aviões. Já a MSC opera 952 navios porta-container.

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Corriere della Sera) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella