
O publicitário e consultor Francisco Ancona Lopez publicou o livro “Memórias do Deck”, um compêndio que reúne quatro décadas de histórias e bastidores da indústria de cruzeiros marítimos no Brasil. Após ser lançada anteriormente em São Paulo, a obra ganhou também uma seção de autógrafos no último dia 22, na Società Italiana de Santos.
A obra, com 480 páginas e mais de 900 fotos, documenta a evolução do setor no país através das experiências do autor, que acumula mais de 300 embarques em 25 navios diferentes.
‘Faltam livros sobre cruzeiros’: a lacuna que o livro busca preencher

Durante o lançamento, Ancona Lopez explicou que a ideia para o livro surgiu durante a pandemia, ao perceber que havia uma lacuna na literatura sobre o tema no país.
“Faltam livros sobre os cruzeiros no Brasil“, disse o autor. “Eu tive muito tempo livre depois que chegou a pandemia e fui organizar meu arquivo. Achei que poderia me dedicar a organizar memórias e entregar uma obra que possa ser útil a um profissional de turismo, alguém que estude turismo ou a um simples turista”.
O livro mistura relatos de viagens, o cotidiano a bordo e a relação com celebridades, além de abordar a transformação da indústria ao longo dos anos.
A celebração de um legado de 40 anos

O evento, que aconteceu na sede da associação em Santos, também parte da comemoração dos 128 anos da Società Italiana. Durante um bate-papo com os presentes, o autor relembrou episódios de sua carreira de 40 anos, na qual se destacou por iniciativas como o desenvolvimento e a popularização dos cruzeiros temáticos no Brasil.
Editado pela Garoa Livros, “Memórias do Deck” está disponível para compra através do site da Garoa Livros e outras plataformas de venda online.
Texto (©) Copyright Daniel Capella / Imagens (©) Copyright Memórias do Deck (reprodução) e Daniel Capella