Um evento raro marcou o início do mês de fevereiro no porto de Long Beach, no estado norte-americano da Califórnia.

Pela primeira vez em duas décadas, os transatlânticos Queen Mary e Queen Mary 2 estiveram juntos no mesmo local, protagonizando um “rendezvous” histórico entre duas gerações da Cunard Line.

O encontro ocorreu durante uma escala do Queen Mary 2, que atualmente realiza um cruzeiro de volta ao mundo de 108 noites. A embarcação atracou próxima ao navio original, o Queen Mary, que está permanentemente ancorado no porto e opera como hotel flutuante e atração turística.

Conexão física entre os navios

encontro Queen Mary e Queen Mary 2
Queen Mary original virou hotel na Califórnia

Além do nome e da linhagem, os dois navios compartilham uma ligação técnica curiosa que foi ressaltada durante a reunião. A chaminé de estibordo do moderno Queen Mary 2 abriga um apito original, totalmente reformado, que pertenceu ao primeiro Queen Mary.

O evento ganha peso adicional pelo fato de o navio original estar celebrando seu 90º aniversário. A presidente da Cunard, Katie McAlister, destacou a importância simbólica do momento.

“Este encontro icônico presta uma poderosa homenagem ao legado duradouro da Cunard e ao espírito das viagens oceânicas. A reunião do Queen Mary 2 com o Queen Mary original pela primeira vez em 20 anos reflete nosso passado, presente e futuro, lembrando-nos da conexão distinta da Cunard com a história marítima”, afirmou a executiva.

Preservação e legado

Enquanto o Queen Mary 2 segue navegando por Ásia, África e Europa, seu antecessor permanece como um marco cultural na Califórnia, oferecendo hotelaria e exposições. Steve Caloca, diretor administrativo do Hotel Queen Mary, também celebrou a visita do navio da Cunard.

“Receber o Queen Mary 2 em Long Beach durante nosso ano de 90º aniversário é uma honra extraordinária, e assistir ao encontro esta manhã foi uma visão única em uma geração. Este momento histórico reflete o vínculo duradouro entre o passado e o presente do Queen Mary”, disse.

Realizando embarque para um mini-cruzeiro rumo ao México, o Carnival Radiance também esteve presente no encontro. O navio da Carnival Cruise Line realiza viagens a partir de Long Beach durante todo o ano.

Transatlântico x Navio de Cruzeiro

Queen Mary 2
Queen Mary 2 é o único transatlântico da atualidade, realizando a rota entre a Inglaterra e os EUA

Diferente dos navios de cruzeiro convencionais, projetados para lazer em águas calmas, os Queen Mary são autênticos transatlânticos.

O Queen Mary 2 é, atualmente, o único navio do tipo em operação no mundo. Sua construção difere do padrão dos cruzeiros. A embarcação possui um calado mais profundo para estabilidade, casco de aço mais espesso, proa mais alta para desperçar ondas grandes e motores capazes de atingir velocidades superiores a 30 nós ou cerca de 56 km/h.

As características são essenciais para a realização da rota regular de travessia do Atlântico Norte entre Southampton e Nova York, para a qual o navio foi construído.

Transatlântico e navio de cruzeiro são conceitos diferentes; entenda

Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Cunard e Queen Mary Hotel) / Imagens (©) Copyright Port of Long Beach