
Pelo menos duas companhias de cruzeiro internacionais procuraram a CVC para discutir uma possível parceria para trazer novos navios à costa brasileira. A informação foi divulgada inicialmente pelo portal Panrotas e também reportada pelo jornal A Tribuna.
A aproximação das empresas ocorre após a CVC sinalizar que avalia fretar navios para a temporada 2026/2027.
Como noticiado pelo Portal World Cruises anteriormente, o plano da operadora é uma resposta à redução na oferta de leitos da MSC e da Costa Cruzeiros para a próxima estação.
CVC pode voltar a ter operação de cruzeiros própria na temporada brasileira
O plano da CVC para ‘combater’ a redução de navios

Diante da diminuição da oferta de cruzeiros no Brasil para 2025/2026, executivos da CVC afirmaram que a empresa poderia voltar a fretar embarcações, como já fez no passado.
Segundo o Panrotas, as companhias internacionais que procuraram a CVC colocaram à disposição navios com capacidade entre 2,5 mil e 4,5 mil passageiros. O avanço das negociações, no entanto, foi atrelado ao planejamento futuro da MSC e da Costa para a temporada 2026/2027.
O Portal World Cruises procurou a CVC para comentar o assunto, mas a empresa não retornou os contatos até o momento da publicação.
Quem são as possíveis parceiras?

Os nomes das empresas que buscaram a CVC não foram revelados pelo Panrotas. O jornal A Tribuna, no entanto, afirmou que as empresas são originárias dos Estados Unidos.
Também sem revelar nomes, a publicação procurou as duas principais armadoras norte-americanas com atuação no Brasil para comentar a possibilidade de uma parceria:
- A Royal Caribbean International informou, em nota ao jornal, que tem planos para expandir sua oferta na América Latina, mas não plenaja paradas no Brasil nas próximas temporadas.
- A Norwegian Cruise Line Holdings, que representa as marcas Norwegian, Oceania e Regent, preferiu não se manifestar sobre o tema.
Levantamento do Portal World Cruises mostra que poucas companhias atendem os critérios mencionados pelas publicações.
Considerando ocupação dupla, apenas quatro marcas norte-americanas contam com navios com capacidade na casa dos 4,5 mil passageiros: a Carnival Cruise Line, a Norwegian Cruise Line, a Royal Caribbean International e a Princess Cruises.
Mesmo se considerados também outros mercados, o grupo continua pequeno, passando a incluir apenas mais uma empresa: a MSC Cruzeiros.
Análise: veja quais navios a CVC pode utilizar para voltar a operar cruzeiros no Brasil
O contexto: por que a CVC precisou agir?

A CVC disse anteriormente que foi financeiramente impactada pela redução de cerca de 20% na oferta de leitos para a temporada 2025/2026. De acordo com a empresa, a quantidade reduzida de navios e cruzeiros prejudica suas vendas.
O plano de voltar a operar com navios fretados é a principal estratégia da operadora para não depender das decisões de outras companhias, repetindo um modelo de negócio que a CVC operou com sucesso entre 2003 e 2012.
Texto (©) Copyright Daniel Capella (com informações de Panrotas e A Tribuna) / Imagens (©) Copyright Daniel Capella